Assim como empresas, as clínicas médicas passam pelo processo de férias anualmente e, para manter o negócio funcionando,
organize sua clínica para passar por esse período.
Mais do que um descanso, as férias servem para aumentar a criatividade e renovar o ânimo. Porém, se distanciar da rotina pode ser um grande desafio para quem cuida do próprio negócio.
Organize sua clínica para sair de férias sem medo
Enquanto trabalhadores sob regime de CLT tem suas férias garantidas por lei, funcionários autônomos se tornam responsáveis por seu próprio período de descanso, não remunerado.
Para reduzir a dificuldade de fazer uma pausa é necessário adotar hábitos que contribuam para uma rotina menos estressante.
Organize sua clínica para passar pelo período de recesso e fique pronto para um retorno positivo e um desempenho ainda melhor
Primeiramente, é necessário organizar tudo com bastante antecedência. Anote as datas em que você não estará trabalhando, e veja se alguma pendência coincidirá com esse período.
Não é realmente necessário fechar todos os dias de férias de uma vez, podendo ser dividido ao longo do ano, diminuindo o tempo em que a clínica ficará fechada.
Essa é uma das melhores práticas relacionadas a férias coletivas também, quando todos os funcionários saem de férias ao mesmo tempo. Dessa forma, evita-se problemas com substituições ao longo do ano, ou a necessidade de atribuir mais funções para outras pessoas enquanto estão ausentes.
A organização impacta em um bom pós-férias
Para organizar a gestão da clínica médica, é necessário que, assim como empresas, se faça o balanço financeiro antes de sair de férias, verifique quais foram os resultados financeiros ao longo do ano, quais pontos devem ser aprimorados para um retorno ainda melhor depois das férias.
Planeje uma reserva financeira para tirar férias, uma vez que o salário não cai normalmente nesse período, o que acontece com trabalhadores em regime de carteira assinada, por exemplo.
Enquanto isso, empreendedores podem acabar perdendo lucros em períodos de não funcionamento, e, se tiverem funcionários, precisarão pagar todos os direitos trabalhistas durante as férias.
Por isso,
organize sua clínica de forma que se tenha uma reserva financeira para as férias, dessa forma é possível descansar sem medo de ficar “no vermelho” ou precisar assumir dívidas com organizações bancárias para poder dar conta.
Essa reserva financeira pode ser retirada todos os meses, já voltada para as férias da empresa, como um pequeno valor a ser poupado.
Além disso, não se esqueça de pagar as contas com antecedência, pois mesmo durante as férias elas não param de chegar.
Por isso, a fim de evitar multas e atrasos nas contas, verifique se todas as faturas estão programadas corretamente, e, se houver faturas que podem ser antecipadas, essa pode ser uma boa opção.
Ao adiantar os boletos, evita-se gastos desnecessários com multas e juros. Também se garante os serviços essenciais da clínica, mesmo que não esteja em pleno funcionamento, seja por férias ou falta de funcionários trabalhando.
Organize sua clínica antes das férias deixando o planejamento do próximo período definido, trace suas metas e objetivos, e fique preparado para o momento de retorno. Se organize de acordo com os pontos que precisam ser melhorados e defina metas para serem alcançadas após a volta do período de descanso.
Foque no planejamento estratégico, analisando as condições financeiras internas e externas à empresa, e, a partir daí, trace objetivos e metas. Com essa estratégia é possível até reduzir os custos do negócio e aumentar as chances de melhor posicionamento no mercado, priorizando bons resultados e uma melhor rentabilidade da clínica no período após as férias.
Organize sua clínica e sua equipe e evite o estresse
Observe quais são as tarefas pendentes e programadas para serem executadas no período que foi destinado para as férias e se programe para realizá-las antes de sair para descansar. Faça o suficiente para não ter dor de cabeça durante as férias e verifique quais trabalhos podem ser adiados para depois desse período para não se sobrecarregar antes de sair.
A partir de uma pesquisa realizada no Brasil, cerca de 38% de profissionais entre 25 e 55 anos saem de férias com diversas preocupações. Dessa forma, é necessário que haja diálogo entre a equipe, para sanar todas as dúvidas e medos.
Marcar reuniões, expor resultados e relatórios pode ser uma boa prática antes da saída de férias, para que todos fiquem a par da situação no trabalho e consigam descansar apropriadamente, retornando com maior entusiasmo.
A organização afeta até os pacientes
Os ambientes da clínica também merecem uma organização, os espaços funcionam como a primeira impressão para os pacientes. Pensando nisso,
organize sua clínica, mantenha esses ambientes organizados, para que os pacientes tenham uma boa imagem da clínica.
Aproveite para fazer uma limpeza e organização geral nos ambientes. Jogue fora o que não é mais necessário e arquive de forma correta o que precisa ser guardado, além disso limpe e restaure o que não está em boas condições. Faça listas do que precisa ser comprado ou substituído.
Organize sua clínica através do feedback dos pacientes, dessa forma é possível saber o que foi melhor aproveitado por eles e quais áreas precisam de melhorias, além disso, faça uma análise de como melhorar o atendimento e experiência do cliente, revertendo os feedbacks em possíveis retornos e indicações.
Um dos tópicos mais importantes antes de fechar a clínica por determinado período de férias é notificar os pacientes sobre esse tempo de não funcionamento do consultório. Além de demonstrar respeito e comprometimento com o cliente, é possível planejar retornos em diferentes épocas e não perder a consulta.
Conclusão
Considerar os pacientes é fundamental para a clínica que precisa sair de férias, e é possível realizar essas verificações de maneira simples antes de pausar os atendimentos.
Depois de tudo organizado, férias planejadas, pacientes notificados, planejamento do período pré e pós férias e contas pagas. Chegou a hora de descansar!
Com a organização da clínica médica para o período de férias, o retorno ao trabalho não se torna estressante, sendo necessário focar apenas na organização de documentos do consultório, receituários, cadastros de pacientes, agendamento de consultas, histórico de pacientes e exames.
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