12/03/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Consultórios médicos
Hoje, o paciente está pessoalmente envolvido nas decisões que lhe dizem respeito e adquire autonomia e segurança. Logo as clínicas médicas de sucesso consideram a experiência e a satisfação do paciente como uma prioridade estratégica.
Aumentar o nível de satisfação do paciente é essencial para o estabelecimento de saúde, tornando-o um fator competitivo essencial.
No artigo de hoje veremos os 6 fatores fundamentais para se formar uma boa experiência do paciente a fim de alavancar os negócios. Confira:
Hoje, os pacientes estão cada vez mais conscientes dos serviços que lhes são oferecidos em nível de saúde: buscam informações, avaliam, comparam e fazem escolhas com base neles. Há cada vez menos pacientes passivos e usuários mais ativos.
Por esse motivo, as clínicas devem repensar os processos de interação e comunicação com os pacientes e satisfazer suas preferências, necessidades e solicitações de personalização de produtos e serviços.
Os profissionais de saúde - desde o assistente que marca a consulta até o técnico de laboratório que coleta sangue - comunicam além de suas palavras, muito por sua linguagem corporal.
Os pacientes podem perceber julgamento ou indiferença à situação por parte de um funcionário da área de saúde, mesmo que não seja intencional, ou apenas uma questão de o funcionário ter um dia ruim.
No entanto esse tipo de situação pode causar uma má experiência do paciente, e por isso é um ponto que precisa ser trabalhado pela equipe.
Percebemos que o estresse do paciente pode afetar negativamente a sua experiência em uma sala de espera. Estudos relataram que esperar pelo médico é uma das partes mais estressante da visita.
Logo atitudes como abaixar o som de uma televisão estridente ou adicionar elementos como guias de respiração consciente ou música relaxante pode fazer grande diferença.
Se o paciente puder se desestressar durante a espera, seu estado mais calmo os ajudará a ser mais receptivos ao receber informações e instruções médicas.
Um paciente em tratamento para o câncer, por exemplo, passa por momentos de ansiedade enquanto aguarda o tratamento, e uma abordagem holística do tratamento pode fornecer algum alívio.
Ao incluir o bem-estar consciente e a meditação para esses pacientes, pesquisas mostraram melhorias no humor e no bem-estar geral. A meditação melhora a experiência, e ainda auxilia a reduzir o medo da doença voltar
Obviamente, os exercícios de meditação e atenção plena não são a única abordagem, mas o princípio que o guia é o mesmo: ajudar os pacientes a se sentirem melhor mental e fisicamente.
Outro ponto que deve ser observado é quanto a pontualidade do atendimento. Embora os pacientes possam entender as circunstâncias atenuantes de vez em quando, uma falta regular de pontualidade comunica desrespeito e ambivalência. Ninguém quer que seu tempo seja desperdiçado.
Para eles existe uma falta de compromisso, uma ineficiência na área da saúde. Fator importante que afeta a experiência do paciente.
Figura 26 Fatores para uma boa experiência do paciente
A falta de transparência na área da saúde sempre parece frustrante. Quando um paciente não sabe o que um profissional de saúde está fazendo ou está prestes a fazer, ou o que custará suas visitas e procedimentos, ou por que ele deve realizar determinado tratamento, cuidados e quais são suas outras opções - dificilmente causa uma boa experiência.
A falta de transparência sobre esses pontos é particularmente um fator bastante presente na listagem de más experiências de diversos pacientes.
As pessoas geralmente não se vêem como números em um sistema - quando sentem que os profissionais de saúde as tratam dessa maneira, a experiência se torna negativa.
Pequenos detalhes aparentemente simples, como a equipe ter certeza de fazer contato visual com os pacientes enquanto eles interagem, podem fazer a diferença em sua experiência.
Até a gentileza e o tom de voz que as pessoas ouvem quando ligam para a secretária para marcar uma consulta fazem uma grande diferença.
Provavelmente, não há como essa funcionária se lembrar de todos os pacientes e desenvolver um relacionamento, mas se esses profissionais são bons em comunicar empatia ou fizer com que as pessoas se sintam vistas, os pacientes têm uma experiência melhor.
Para os profissionais que podem interagir com determinados pacientes com mais regularidade, como lembrar os eventos da vida de seus pacientes ou dedicar um tempo para conversar por um minuto, pode também ser um fator para uma boa experiência do paciente.
Esse tipo de acompanhamento pessoal ajuda os pacientes, principalmente os que visitam regularmente, a se sentirem em casa.
Como você pode ver, o denominador mais comum na experiência do paciente é a interação com grandes profissionais de saúde. Grandes profissionais da saúde se preocupam com o que estão fazendo.
Médicos ingressam nessa carreira porque se preocupam com as pessoas e querem que elas se sintam melhor.
No final, quando os pacientes têm uma experiência melhor com profissionais gentis e empáticos que sabem como se comunicar, eles têm um caminho mais fácil para a saúde e a cura.
A experiência do paciente faz parte da prestação de cuidados de qualidade e não deve ser uma opção de escolha.
Por esse motivo, o setor de saúde deve sempre procurar profissionais que mantenham as necessidades do paciente próximas ao coração.
Se você tem paixão por promover melhorias em larga escala na experiência do paciente, mantendo um olho no resultado final, pode ser uma ótima opção para uma posição de liderança na administração de sua clínica médica.
O que achou do post de hoje sobre os fatores para uma boa experiência do paciente? Deixe nos comentários abaixo, pois sua opinião é muito importante para nós.
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