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Como aproveitar o calendário sazonal em sua clínica

21/08/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Saúde e bem estar Consultórios médicos

Aderir ao uso do calendário sazonal em sua clínica pode representar uma poderosa ferramenta para lembrar de datas importantes, feriados especiais e eventos que merecem ser registrados, muitos deles relevantes para a própria área da saúde e bem-estar.
 
Grande parte de datas comemorativas que se relacionam à área da saúde pretendem promover campanhas importantes de conscientização, prevenção de doenças e mutirões de cuidado público, por exemplo. São eventos que merecem atenção de todos os segmentos atuantes na área, e devem ser lembrados.
 

O marketing impacta o aproveitamento do calendário sazonal em sua clínica

 
Em datas relevantes, como, por exemplo, o dia mundial de combate ao câncer, ou de combate a dengue, clínicas e consultórios também podem aproveitar para distribuir seu próprio material, folders, informativos e demais utilitários voltados para disseminação de informações e prestação de serviços.
 
A clínica ainda pode utilizar o calendário sazonal em sua clínica para promover campanhas de conscientização e enviar mensagens para os pacientes ressaltando a importância da realização dos exames de rotina para a identificação precoce de doenças. Estratégia essa que pode aumentar o número de pacientes comparecendo a consultas durante o período de campanha.
 
Tudo isso sendo uma ótima forma de se posicionar no mercado e atrair novos clientes. Além disso, pode-se utilizar essas datas como gancho para oferecer descontos ou brindes para os clientes.
 
Essas estratégias de divulgação em clínicas precisam estar pautadas em ações de marketing de várias categorias, de modo que a experiência do paciente seja completa, e o consultório tenha pleno aproveitamento dessa troca de informações e divulgação direta ou indireta, através do calendário de eventos.
 

 

Conheça seus pacientes

 
É muito importante que suas ações de marketing sempre estejam direcionadas ao seu público-alvo. Dessa forma, ao escolher dar atenção para determinada data ou evento, é necessário que elas representem algo para eles.
 
Por exemplo, comemorar o dia das crianças não fará sentido se sua clínica possuir atendimentos predominantemente adultos ou voltado para um público-alvo da terceira idade. Por outro lado, datas de determinado segmento não precisam ser celebradas em clínicas que não fazem esse serviço, como o dia do dentista em uma clínica obstétrica.
 
Analise os serviços que são oferecidos em sua clínica e que tipo de cliente espera alcançar com as ações realizadas e como tornar as datas comemorativas interessantes para pessoas dentro do padrão atendido pelo seu nicho.
 

Utilize os meios digitais para divulgar ações

 
Uma marca, nos meios digitais, deve possuir um bom site institucional, onde as pessoas acessam para saber mais informações sobre a clínica. É preciso conter dados de contato, endereço, quais os serviços prestados, especialidades, horário de funcionamento, valores. Todos os tipos de informações úteis para o paciente.
 
Contudo, pensando no calendário sazonal, a melhor forma de divulgar campanhas, palestras e eventos será pelas redes sociais da clínica, gerando engajamento com o público da região e aumentando a visualização do evento, auxiliando na prospecção de novos clientes.
 
Essas movimentações geradas pelo calendário sazonal em sua clínica farão com que seus pacientes se sintam instigados a interagir presencialmente com sua equipe, aprender mais sobre o assunto em alta e suas formas de tratamento, utilize esse momento para se aproximar do cliente.
 
A mobilização realizada durante datas comemorativas permite não só conscientizar seus pacientes como promover sua clínica ou hospital, demonstrando o cuidado que sua marca dedica aos clientes.
 
Investir em um bom relacionamento com seus pacientes é fundamental, pois, quando se sentem bem atendidos, confortáveis com o serviço e satisfeitos, as chances de fidelização aumentam consideravelmente.
 
Como diversas organizações tomam essas providências em diversas campanhas, é mais fácil fazer parcerias e alcançar maior visibilidade, especialmente nas redes sociais, que possuem um grande alcance e engajamento de diversos segmentos.
 
Outra forma de atingir esses objetivos nas mídias sociais é propor palestras e campanhas on-line, onde os pacientes podem tirar dúvidas sobre assuntos do cotidiano. Isso fará com que eles considerem os serviços da sua clínica, uma vez que se sentirão satisfeitos com as informações gratuitas disponibilizadas de forma prática.
 
A utilização de imagens ilustrativas para postar algumas dicas costumam também geram bastante engajamento pois tornam o conteúdo fácil de ser consumido, absorvido e compartilhado pelos seus pacientes.
 

Calcule os gastos

 
Participar do calendário sazonal em sua clínica pode gerar custos extras nesses períodos, faça um mapeamento de todas as datas que a clínica almeja abarcar no plano de marketing para que esse gasto esteja calculado no orçamento e seja suprido ao longo do ano através do planejamento financeiro.
 

Faça campanhas de e-mail marketing

 
Se durante a análise do calendário sazonal em sua clínica, se avaliou que em eventos físicos o retorno não seria o esperado, uma das formas de utilizar as datas comemorativas e não deixar passar a oportunidade é enviando e-mails aos pacientes.
 
Usualmente, espera-se que o conteúdo seja bastante claro e rápido de ser lido, mas contendo todos os dados que importam sobre a data que se está comemorando.
 
Vale a pena ter em mente que o assunto do corpo do e-mail deve agregar valor ao cliente, principalmente se for enviado diretamente para um endereço pessoal, por exemplo. Caso não seja de real interesse, ele poderá ser excluído, sem cumprir com suas funções.
 

Invista na decoração

 
Uma das partes que pode ser mais divertida e diferente quando se incorpora uma data comemorativa na sua clínica é a decoração especial.
 
Os pacientes se sentem acolhidos, passam a dar mais valor para a data em questão e também se sentem impactos, indiretamente, pelo marketing realizado pela clínica.
 
Investir na decoração do ambiente quando se propõe um calendário sazonal da sua clínica é uma maneira de fazer com que os pacientes se sintam confortáveis. Por exemplo, durante o Natal, decorar com uma árvore, ou durante o Halloween, com objetos decorativos que remetam a esses feriados.
 
Ao se sentir mais acolhido, o paciente relatará um melhor atendimento, melhorando a publicidade e propagando da sua clínica.
 

Distribua lembrancinhas para os pacientes

 
Todos gostam de receber lembrancinhas. Essa pode ser uma ótima ideia, principalmente para os pacientes que frequentam sua clínica.
 
Eles se sentiram valorizados, lembrados, e essa pequena ação fará com que eles voltem mais vezes em busca do seu serviço. As pessoas percebem os esforços para que se sintam acolhidos em determinado estabelecimento, e essa pode ser uma ótima prática de fidelização.

 

Utilize um monitoramento de cada data

 
Um dos maiores objetivos da proposta de um calendário sazonal em sua clínica é promover ações de marketing que agreguem, fidelizem e atraiam clientes, aumentando sua satisfação e fazendo com que mais pessoas conheçam seus serviços.
 
Sendo assim, é imprescindível que os resultados sejam acompanhados periodicamente. Estabeleça métricas, técnicas de monitoramento de cada campanha, e anote o que foi bem-sucedido ou não, para voltar a aplicar no futuro, de forma aperfeiçoada.
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