06/03/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Especialidades médicas Clínicas odontológicas Saúde e bem estar Consultórios médicos
A expressão "qualidade de vida" oculta um cenário bastante amplo e complexo. De fato, quando tudo está bem, não refletimos sobre a qualidade de nossa vida.
No entanto em períodos de estresse, no trabalho, em nossa vida privada, ou quando surgem problemas de saúde, passamos a ter pensamentos sobre como devemos mudar alguns aspectos da vida cotidiana para aumentar nosso bem-estar.
Deseja melhorar a qualidade da sua vida? Aqui você encontrará dicas valiosas sobre saúde e qualidade de vida que ajudarão você a viver melhor e mais feliz. Confira:
Cada um de nós define a qualidade de vida de uma maneira diferente e, na verdade, é um conceito multidimensional que leva em consideração diferentes fatores, alguns objetivos e materiais, outros subjetivos. Vamos vê-los em mais detalhes.
Todas as coisas que não podem ser compradas pertencem a esse grupo.
● Saúde
● Educação
● Autodeterminação e liberdade de decisão
● Situação política
● Status social
● Oferta cultural
● Natureza
● Família
Os fatores materiais são tudo o que você pode comprar: segurança econômica, casa, carro, apartamento, comida, etc. São certamente aspectos muito importantes, mas somente quando a qualidade de vida intangível diminui é que entendemos o que é.
Os estudiosos identificaram alguns destaques que permitem avaliar a qualidade de vida, que resumidamente são:
Infelizmente, nem sempre temos controle total sobre os eventos, mas o que podemos fazer é aprender a gerenciar melhor as situações que surgem diante de nós.
Dessa maneira, a nossa saúde e qualidade de vida melhorará mesmo quando as circunstâncias não forem favoráveis. Veja abaixo algumas pequenas dicas que podem melhorar a sua vida:
Você já ficou gravemente doente e não conseguiu pensar em nada além de curar o mais rápido possível? Todos os outros problemas se tornam irrelevantes naquele momento.
Isso acontece com a maioria de nós: só nos preocupamos com a saúde quando já estamos doentes. A dica 2 está ligada a isso primeiro e explica uma das maneiras pelas quais você pode manter sua saúde e boa forma.
E não queremos dizer necessariamente esporte, qualquer tipo de movimento é bom para o corpo e a mente. Você sabe quando se sente exausto depois do trabalho e mal pode esperar para se jogar no sofá? É exatamente nesse momento que você precisa limpar sua mente.
Uma caminhada, um passeio de bicicleta, um treino na academia, tudo isso ajuda você a se sentir melhor.
A saúde é construída à mesa, com base nos alimentos que ingerimos. Portanto, é importante dar a devida importância a uma dieta variada e equilibrada, caracterizada pela ingestão de vários nutrientes.
Comer é considerado um dos prazeres da vida, mas "comer bem" não significa apenas ficar satisfeito, mas sim consumir alimentos de boa qualidade e em quantidades adequadas.
A alimentação saudável fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir e tratar muitas doenças crônicas, como obesidade e sobrepeso, pressão alta, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas, diabetes tipo 2, algumas formas de câncer, etc.
Quanto mais crescemos, mais nossas obrigações aumentam na vida cotidiana e os amigos que costumávamos ver todos os dias os cumpriam cada vez menos. Isso acontece com todo mundo.
Embora seja um processo normal, isso pode levar a uma deterioração da qualidade de sua vida. Tenha passatempos que permitirão que você entre em contato com novas pessoas: clube desportivo, um curso de idiomas, de dança, etc. Eles oferecem-lhe, por exemplo, a oportunidade de fazer novas amizades.
Você está feliz com sua vida atual? Você está feliz com o que conseguiu ou imaginou algo diferente?
Encontre um passatempo que faça você crescer pessoalmente. Defina metas profissionais ou privadas e trabalhe em direção a elas. Pequenos sucessos melhoram a qualidade de vida e a conquista do objetivo é a cereja no topo do bolo.
É absolutamente normal enfrentar derrotas de tempos em tempos, nem sempre pode estar tudo bem. O importante é não ficar deprimido e seguir em frente.
Veja as derrotas como um momento de crescimento e concentre-se no que aprendeu a fazer melhor da próxima vez.
Pense por um momento nas pessoas ao seu redor. São presenças positivas que apoiam você? Ou, em vez disso, elas impedem que você alcance seus objetivos? Se a resposta para esta última pergunta for sim, talvez seja melhor removê-las da sua vida.
Outra dica para ter qualidade de vida é: tornar-se uma pessoa positiva. Em que situações você se encontra tendo pensamentos negativos?
Tome nota desses pensamentos e tente entender se eles realmente fazem sentido, depois formule uma frase com um significado completamente oposto.
A princípio, pode parecer um exercício estranho, mas com o tempo seu cérebro aprende a fazer esses pensamentos positivos de forma automática.
Aprender a exercitar a gratidão é uma das maiores possibilidades para melhorar a qualidade de sua vida. Assim que você aprender a ser profundamente grato por todas as coisas bonitas ao seu redor, ficará muito mais feliz.
Esteja ciente do que você tem, quem você é, das experiências que teve e do que aprendeu delas. Tome todas as boas e más experiências com gratidão.
Gostou do post de hoje sobre saúde e qualidade de vida? Deixe nos comentários abaixo, e compartilhe esse post. Até a próxima.