A
identidade visual de uma organização é um dos pontos mais importantes nos dias de hoje. Vivemos em uma era tecnológica, onde estamos dispostas constantemente a todos os tipos de influências e ofertas. É através da identidade visual que optamos por consumir determinado produto ou não.
Isso também se aplica a médicos. Apesar de serem profissionais da área da saúde, eles também atuam em um determinado mercado, e precisam fazer com que seus serviços sejam consumidos. Investir em uma boa identidade visual pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
O que compõe uma identidade visual
Basicamente, a identidade visual é um conjunto de elementos visuais que compõe a identificação de uma marca ou empresa.
Aspectos como símbolos, cores, tipologias, imagens e quaisquer tipos de suporte visuais são unidos para formar uma identidade, ou seja, algo que represente a organização para seu público-alvo.
Se uma identidade visual for bem aplicada, ela será de extremo impacto nos momentos de divulgação e estratégias de marketing. É preciso fazer com que os clientes e o público-alvo em geral seja capaz de identificar seu produto somente com a identidade visual.
Médicos também podem, e devem, possuir uma identidade visual.
Ainda que atuem no segmento de saúde, o nicho em que trabalham possui um mercado competitivo, de forma que esses profissionais devem se estabilizar e fazer com que seus serviços sejam reconhecidos e consumidos, em vez de seus concorrentes.
A identidade visual pode ser aplicada a uma clínica ou um médico individualmente. É um elemento importante para a marca como um todo, e também para as divulgações futuras. A identidade visual compõe logos, uniformes, cartões de visita, propagandas visuais e todos os tipos de divulgação relacionadas a clínica ou ao profissional.
Como elaborar uma identidade visual
Criar uma identidade visual para uma clínica ou médicos necessita de muita pesquisa e desenvolvimento, analisando se será efetiva e cumprirá sua finalidade.
Depois de entender a importância da identidade visual e como ela pode ser utilizada por profissionais da saúde, é preciso seguir alguns passos até sua composição definitiva.
Pesquisa
A pesquisa é de suma importância no processo da identidade visual. É preciso compreender como a clínica funciona, qual a credibilidade que ela oferece e como atua.
Antes de mais nada, é necessário entender o público-alvo, e qual a melhor maneira de estabelecer uma relação entre o médico e os pacientes, de modo que sua identidade visual seja reconhecida de forma prática e rápida.
Além de entender o público-alvo, é preciso pesquisas sobre os elementos que compõe a identidade visual. Estudar cores, tipografias, símbolos, quais os impactos que eles representam como um conjunto e como podem ajudar o profissional.
Existem várias áreas de pesquisa somente voltadas para como as imagens e as cores são capazes de influenciar as pessoas. Antes de elaborar uma identidade visual, é recomendável pesquisar todos esses elementos.
Estabelecer a marca
O médico deve conhecer bem sua marca antes de compor uma identidade visual. Quais os serviços prestados, o nicho de atuação, suas especializações, e também que tipo de imagem ele deseja passar com isso.
A identidade visual será a maneira pela qual ele será reconhecido e associado, e deve ser diretamente relacionada com a marca que o profissional deseja carregar. Seus valores e objetivos serão refletidos pelo conjunto de elementos que ele compor, e devem ser bem definidos antes de mais nada.
Como toda marca, ela precisa ser única, e estará estampada em todos os lugares, devendo representar de maneira direta e exata o profissional que a define.
Design
Depois de ser realizada toda a pesquisa e o entendimento da marca e do profissional, é preciso se preocupar o design da identidade visual.
Como dito, ela é um conjunto de elementos gráficos, cores, símbolos e imagens que compõe um logotipo, que será o reconhecimento do médico. Dessa forma, cada um de seus componentes deve ser cuidadosamente elaborado e testado.
Recomenda-se que uma equipe especializada seja contratada para isso. O profissional informa sua ideia, o que ele gostaria que tivesse em sua identidade visual, e os designers ficam responsáveis por transcrever isso da maneira mais harmoniosa e esteticamente agradável que puder.
É preciso testar a identidade visual em vários setores. Ela acompanhará o nome do médico, seu uniforme, cartões, propagandas, estará em seus materiais de trabalho e representará sua marca para o público-alvo.
Essa etapa é uma das mais importantes na elaboração da marca visual, por se tratar da estética e da composição da identidade, não somente o que ela representa.
Comunicação visual
Por fim, uma vez que a identidade visual está pronta, e atende as necessidades do médico, deve ser feita uma comunicação visual com essa marca, e torná-la conhecida.
A comunicação visual pode ser estabelecida através das redes sociais, principalmente no momento tecnológico em que vivemos, mas também por meios tradicionais. Ela deve compor cartões de visita, fichas, uniformes, tudo que acompanhe o médico e possa identificá-lo.
A identidade visual deve constar no nome da clínica ou no local de trabalho do profissional, e dialogar com o público-alvo.
A comunicação visual ocorre entre o público e o médico, mas também entre os elementos da própria identidade. Cores, símbolos e imagens devem conversar entre si, serem harmônicos e promoverem a melhor comunicação externa possível.
Conclusão
Por fim, a identidade visual é de suma importância para médicos, pois é capaz de estabelecer sua marca e fazer com que seja reconhecido no mercado em que atua.
Trata-se de uma junção de elementos gráficos que transmitem uma mensagem, os valores e objetivos do profissional. É necessário realizar muita pesquisa para encontrar uma identidade visual satisfatória, pois ela acompanhará a imagem do médico.
Cada elemento da identidade deve ser analisado com cautela, e harmonizarem com os outros elementos da melhor forma possível. Símbolos, tipologias, imagens e cores carregam intenções e significados, de modo que sua escolha deve ser feita por profissionais que entendam sua intenção e possam fornecer o melhor conjunto para o profissional.
Para o médico poder ser reconhecido e se destacar em seu segmento, uma identidade visual pode ser fundamental.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.