04/03/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Tecnologia para saúde
Neste século XXI, todos certamente já ouviram ou conversaram pelo menos uma vez na vida com um desses agentes virtuais, também chamados de chatbots.
Esses assistentes virtuais estão interferindo cada vez mais em nossas vidas diárias. Eles podem nos dar as últimas notícias, reservar um hotel, ajudar a concluir um contrato, etc. Em resumo, afetam quase todos os setores, incluindo o setor de assistência médica.
Atualmente, mais hospitais, centros de saúde, clínicas médicas estão usando assistentes virtuais e por várias razões.
Neste artigo, analisaremos o que são chatbots e como eles podem ajudar sua clínica. Confira:
Conhecido sob diferentes nomes, como agente virtual, chatbot, assistente virtual, etc., é um software de computador capaz de manter uma conversa, em linguagem natural escrita ou oral.
Equipado com inteligência artificial e programado para um cenário de diálogo, o robô fornece respostas às solicitações de seus interlocutores, contando com um ou mais bancos de dados.
Para operar, são necessários pelo menos quatro elementos.
1. Primeiro, ele usa o processamento automático de linguagem natural para entender as solicitações do usuário
2. Em seguida, requer uma base de conhecimento que será usada para poder fornecer uma resposta aos seus usuários
3. Além disso, ele precisa do aprendizado de máquina para ajudá-lo a melhorar ainda mais sua resposta a cada interação com seus pacientes.
4. Finalmente, o chatbot deve integrar a inteligência artificial, o que lhe permite analisar os sentimentos, emoções e frustrações de seus pacientes.
Quanto maior o grau de sofisticação do assistente virtual, mais ele será capaz de fornecer respostas relevantes.
Aqui está um exemplo de um paciente interagindo com um assistente de saúde virtual inteligente:
● Olá Fábio, como posso ajudá-lo?
● Eu tenho febre, tontura e dor de cabeça. O que poderia ser?
● Qual é a sua temperatura agora?
● 39 ° C.
● Há quanto tempo você tem esses sintomas?
● Desde esta manhã.
● Você tem algum outro sintoma?
● Não, mas tive exatamente os mesmos sintomas na semana passada e na semana anterior.
● Recomendo que você visite seu médico. Se você quiser, posso ligar para o consultório médico e marcar uma consulta que atenda à sua agenda.
● ...
Cerca de dez anos atrás, essa forma de discussão sem intervenção humana, era apenas ficção científica. Atualmente, os chatbots podem até agir de maneira divertida e gentil e fornecer respostas precisas a determinadas necessidades, graças à sua capacidade de aprender continuamente.
A medicina hoje, com seus avanços significativos, oferece os melhores cuidados aos pacientes. E não apenas os pacientes, mas também os médicos podem aproveitar os benefícios de ter um chatbot ao seu lado.
Como o chatbot pode lidar com todos os pedidos simples, nada os escapará e eles poderão se livrar de tarefas recorrentes e tediosas.
● Para os pacientes, os assistentes médicos virtuais podem, por exemplo, marcar consultas, lembrá-los de tomar seus medicamentos, monitorar seu estado de saúde, etc.
● Para profissionais médicos, o chatbot pode ajudar a gerenciar os estoques de medicamentos, realizar faturamento, gerenciar reclamações etc.
Além de aliviar a equipe de tarefas repetitivas, os chatbots também podem ajudar a instituição de saúde a lidar com as restrições orçamentárias e de pessoal.
Você entendeu que o objetivo de um agente virtual não é substituir um médico ou um operador de central telefônica. Ele foi desenvolvido para apoiá-los, para satisfazer ainda mais seus pacientes e reduzir os custos do suporte médico por telefone.
A intervenção do agente de conversação permite que médicos e outros profissionais de saúde aproveitem o tempo para intervir melhor em casos urgentes ou importantes, aliviando-os de tarefas demoradas e de baixo interesse.
Rápido e disponível, o agente virtual recebe permanentemente todas as chamadas. Tendo à sua disposição previamente todas as informações do paciente em seu banco de dados, ele as identifica e analisa sua solicitação. Dependendo da natureza da solicitação e do histórico do paciente, o agente fornece respostas adequadas:
Com o chatbots, nada está perdido. Seja com um paciente antigo ou novo, ele processa e transfere as informações coletadas para o banco de dados em tempo real durante as conversas, para enriquecer a experiência do cliente.
Graças aos avanços da pesquisa nos subcampos da inteligência artificial, os agentes de conversação têm capacidade de auto aprendizado à medida que interagem com os usuários.
Assim, com esse desempenho, eles aprendem com o tempo a detectar cada vez mais emoções humanas e refinar sua fala.
A pedido de um paciente ou usuário, o chatbot médico, após identificação, se conhece o paciente, é claro, interroga sua base de conhecimentos. Isso é pré-estabelecido a partir de todas as informações sobre os tratamentos existentes para as várias doenças ou enfermidades. O agente virtual fornece as respostas apropriadas ao paciente:
Esse sistema de apoio por assistentes médicos virtuais, facilita os procedimentos para os pacientes em relação às necessidades de bem-estar e também simplifica o trabalho dos profissionais do setor.
Com esse cuidado de proximidade, o objetivo não é ter um chatbots que substitua a equipe médica, mas apoiá-lo para que eles possam se dedicar totalmente ao essencial.
Os dados pessoais coletados pelo agente virtual durante suas trocas serão processados e disponibilizados aos profissionais de saúde, com estrito respeito à proteção dos dados pessoais.
Dados que serão usados para atualizar os registros médicos dos pacientes e fornecer orientações aos conhecimentos médicos.
Os chatbots dão suporte a pacientes, economizam tempo no processamento de suas solicitações, direcionando-os efetivamente para a pessoa capaz de lidar com suas solicitações mais rapidamente.
Por fim, não se deve esquecer que os assistentes robóticos podem realizar tarefas bem definidas para as quais serão muito eficientes. Eles poderiam, portanto, tornar o trabalho da equipe médica mais fácil e eficiente, além de permitir que hospitais e clínicas reduzissem seus custos operacionais.
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