Todo estabelecimento que realiza a prestação de serviços a um público precisa com contar com uma
pesquisa de opinião. Afinal, o nível de satisfação do cliente é imprescindível para traçar resultados e propostas de melhoramento do atendimento.
Essa prática também deve ser adotada em clínicas médicas. A
pesquisa de opinião de pacientes que realizaram procedimentos no consultório é fundamental para entender como ele está se sentindo, como foi atendido pela equipe e quais as chances de retornar para outro atendimento no futuro.
As clínicas médicas são centros de saúde e devem oferecer serviços de qualidade, e, para isso, saber como está a satisfação dos pacientes é um dos passos mais importantes para melhorar as estratégias, e, eventualmente, aumentar a lucratividade, porque também se trata de um negócio.
Por que a pesquisa de opinião é tão importante?
Muitas vezes, os profissionais que realizam os atendimentos estão imersos em suas funções, e não conseguem perceber o nível de satisfação dos pacientes, de modo que não saberá quais os pontos que precisam ser alterados para melhorar o serviço.
Assim, a pesquisa de opinião surge como um método simples, rápido e prático e avaliar os níveis de contentamento do paciente com o atendimento, os serviços, os profissionais e a própria clínica.
Diversas clínicas não adotam esse sistema por acharem que não é efetivo, mas apenas uma pergunta já basta para gerar relatórios e uma base de resultados úteis na análise da popularidade do consultório.
As pesquisas de opinião eram comuns de serem feitas em papéis, anonimamente, e depositadas em uma caixa, de modo que ninguém se sentiria pressionado a preencher. Hoje, a tecnologia proporciona maneiras muito mais práticas, como um programa que contabiliza notas de 0 a 10, um dos sistemas mais utilizados atualmente.
A clínica pode pensar em outros métodos de
pesquisa de opinião, e, a partir dos resultados, traçar estratégias de melhoramento dos serviços, pensar em campanhas de marketing e proporcionar uma experiência aprimorada para seus clientes.
Como analisar os resultados e criar medidas
A
pesquisa de opinião pode ser feita em diversos setores de uma clínica médica. Por exemplo, no balcão de atendimento, no momento em que o paciente chega para marcar uma consulta ou está saindo do procedimento. Esses resultados avaliarão sua satisfação com os profissionais de atendimento, como secretários.
Por outro lado, também é possível medir o nível de satisfação do paciente com as instalações da clínica, os serviços oferecidos, os diferenciais encontrados. Até mesmo com os profissionais de saúde, que executam os procedimentos.
O método mais efetivo é através da atribuição de notas. Assim, a clínica possuirá resultados exatos, e poderá analisar quais os segmentos que precisam de melhoramentos e quais são os mais satisfatórios para o paciente.
A partir disso, o consultório possuirá um norte para iniciar medidas para aumentar a qualidade do serviço, bem como novas estratégias de marketing. Ele terá um parâmetro da credibilidade da clínica, e das chances de cada paciente recomendá-la para familiares e conhecidos.
Os resultados de uma
pesquisa de opinião não devem ser complexos. Seu intuito é otimizar os atendimentos e aumentar a satisfação dos pacientes, e, por isso, devem ser compreensíveis e oferecer caminhos para soluções imediatas.
Como implementar a pesquisa de opinião na clínica
A
pesquisa de opinião mostrará como o paciente está se sentindo perante o atendimento e os serviços oferecidos no consultório. É importante lembrar que cada avaliação é subjetiva, e dependendo muito do momento em que foi feita, quais as circunstâncias que levaram cada paciente a atribuir aquela nota.
O sistema mais comum é um modelo eletrônico que conta com apenas uma pergunta:
geralmente de 0 a 10, quais as chances de você recomendar nossos serviços? Esse modelo é bastante efetivo, pois compreende várias informações, como a própria satisfação do paciente e a credibilidade da clínica.
Pesquisas de opinião com notas também facilitam nos resultados, e, futuramente, nas medidas a serem tomadas pela clínica.
Por outro lado, nada impede que o consultório permaneça com a maneira tradicional, disponibilizando papéis e caneta para os pacientes darem sua opinião. Esse método também funciona, pois possibilita que o paciente escreva sua opinião, de maneira totalmente anônima e voluntária.
Atualmente, muitas clínicas adotaram as redes sociais como um método de
pesquisa de opinião, disponibilizando enquetes e espaço para os pacientes opinarem publicamente sobre sua satisfação com os serviços. Algumas plataformas, inclusive, possuem sistema de classificação de 5 estrelas, que ajuda no momento em que possíveis clientes acessam a página.
Para uma clínica, é imprescindível conhecer seus pacientes e como eles se sentem depois de serem atendidos no consultório.
A clínica também pode, inclusive, utilizar mais de um método ao mesmo tempo, mesclando-os para obter resultados ainda mais precisos e completos.
Conclusão
A
pesquisa de opinião é fundamental para todos os estabelecimentos prestadores de serviços, e não seria diferente com as clínicas médicas.
Os consultórios trabalham diretamente com a saúde das pessoas, de maneira que o nível de satisfação de cada paciente é subjetivo, e se relaciona ao momento em que cada um está passando.
Para uma clínica, é fundamental buscar oferecer serviços de qualidade, não somente por conta da credibilidade e produtividade, mas também para que os procedimentos sejam eficazes. E, com a
pesquisa de opinião, os gestores poderão ter acesso aos resultados diretamente pelos pacientes, e saberão como e onde melhorar.
Com a ajuda da tecnologia, é possível estabelecer pesquisas de opinião de várias maneiras, de forma rápida e prática, até mesmo para que os pacientes se sintam motivados a participar.
Cada método apresenta qualidades e benefícios, por exemplo, a pesquisa eletrônica é rápida, geralmente com um sistema de notas, enquanto o método tradicional proporciona um espaço maior para que o paciente escreva como se sente com o atendimento e os serviços da clínica.
É importante que, além de fornecer essa oportunidade do paciente se expressar, a clínica também analise os resultados e proponha medidas de melhoramento nos segmentos que forem apontados.
Dessa forma, será possível aumentar a qualidade do serviço oferecido, e também o nível de satisfação de cada paciente atendido.
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