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Vale a pena investir em horários alternativos de atendimento?

23/06/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Saúde e bem estar Consultórios médicos

Muitas pessoas não se preocupam o suficiente com a própria saúde, não percebendo os riscos desse tipo de atitude, muitas vezes por conta dos horários comerciais de atendimento.
 
Dessa forma, muitas clínicas passaram a perceber nesses comportamentos uma oportunidade de crescimento e diferenciação no mercado, passando a investir em horários alternativos de atendimento
 
É essencial que, ao adotar horários alternativos de atendimento, seja planejado corretamente se essa atitude irá abranger um grande número de pacientes.
 

Vale a pena investir em horários alternativos de atendimento?

 
Implementar um atendimento rentável em horários diferentes necessita de clientes suficientes para cobrir, ao menos, as despesas extras, além de aumentar a lucratividade, futuramente.
 
Para que isso aconteça, é essencial que a clínica analise cuidadosamente a comparação entre os horários normais, agendamentos e consultas, e o número de pessoas que procuram consultas em horários alternativas.
 
Dessa forma, poderão planejar os novos horários de abertura sem prejudicar o rendimento padrão da clínica, correndo o risco de prejudicar as receitas.
 
Outro fator a ser considerado é o valor que será cobrado em atendimentos fora do período comercial. Isso também deve pesar na hora de analisar se deve investir em horários alternativos de atendimento, pois se passará a madrugada acordado, com funcionários, gastando energia, água e materiais.
 
Analise sua concorrência que também atua em horários alternativos e verifique os valores que estão sendo cobrados, horários de atendimento, e levando em conta também o público-alvo de cada uma delas e a área em que atua.
 
Além disso, pesquisar com os atuais pacientes o interesse de outros períodos de atendimento pode contribuir para que a instituição se situe acerca de investir em horários alternativos de atendimento, se é vantajoso ou se um bom público-alvo será contemplado com esse serviço no seu estabelecimento.
 

Utilize o marketing em seu favor

 
Oferecer novas condições e horários de atendimento demonstram preocupações para se encaixar na rotina do cliente, essas atitudes tornam o atendimento da sua clínica mais humanizado e pessoal, melhorando a relação médico paciente.
 
Assim que o processo de planejamento se encerrar, divulgue os novos horários em redes sociais, faça anúncios pagos no Facebook, leve a informação de que sua clínica terá mais um diferencial para o seu novo cliente.
 
Faça promoções para inaugurar esses novos horários, ligue para antigos clientes e os informe de que os novos horários de atendimento de sua clínica podem ser adaptados de acordo com a rotina do paciente.
 

Analise seu público-alvo

 
O perfil de quem recorre aos horários alternativos é semelhante, geralmente pessoas que trabalham em horário comercial, têm urgência para começar um tratamento e não se importam em desembolsar um valor maior pela consulta.
 
Analise dentro dos clientes que você já possui se eles se enquadram nessa persona e teriam interesse em realizar consultas durante a noite. Além disso, verifique os horários de pico de sua clínica e se eles serão afetados com a nova mudança.
 
Conhecer o seu público alvo é essencial para definir os novos horários da sua consulta. É necessário saber quem são esses pacientes e o que eles procuram e suas expectativas relacionadas ao serviço que será prestado pela clínica e o quanto estão dispostos a pagar por atendimento em horário exclusivo.
 
É possível responder essas questões fazendo pesquisas de mercado e analisando as informações captadas, é possível averiguar quais são as principais necessidades desse paciente em relação aos horários de atendimento e atuar a partir desses dados.
 
 

 

Por onde começar a investir em horários alternativos de atendimento

 
É necessário verificar a disponibilidade de funcionários para o atendimento, a equipe essencial, mesmo que reduzida, deve conseguir estar presente em atendimentos realizados nos novos horários.
 
Investindo em novos horários de atendimento, sua equipe também será impactada, é necessário verificar qual o interesse deles nessas novas mudanças.
 
Além disso, é importante analisar os gastos que serão gerados ao investir em horários alternativos de atendimento. Fazer com que a clínica funcione em outros períodos além do habitual gera novos gastos, que precisam ser considerados. Contas de energia elétrica, água, equipamentos extras, funcionários responsáveis e outras despesas devem ser levadas em conta.
 
Por isso, fazer a mudança de horário envolve também um planejamento financeiro. Para isso acontecer, é preciso levar em conta os custos diversos de funcionamento da clínica, mas também o público-alvo.
 
Veja se a mudança será realmente vantajosa, quais os lucros que serão obtidos e o esforço empregado para adicionar essa prática.
 
O que importa é que esses novos horários possuam um planejamento adequado, de maneira que a clínica possa entender se essa decisão é vantajosa ou não para a empresa e sua administração.
 
Pouco a pouco, adapte os dias e horários novos, divulgando para pacientes já fidelizados e para os novos públicos que você identificou o interesse. Faça testes por algumas semanas, anotando o movimento na clínica e se a proposta foi bem-aceita.
 
É fundamental que o planejamento correto acompanhe todas as fases, e os objetivos em pauta sejam bem claros no momento de investir em horários alternativos de atendimento. Monitorar os resultados é uma boa dica para não se perder nas receitas e na recepção desses novos períodos de atendimento.
 
O segredo para continuar o atendimento em horários não convencionais é manter uma boa estrutura e organização.
 

Conclusão

 
É necessário estudo, organização, análise de dados e estratégia para definir os melhores horários, que atendam tanto as necessidades de seus novos e atuais pacientes e também a rentabilidade dessas mudanças para sua clínica e os seus custos operacionais que serão causados por essas.
 
Após a realização desses processos e análise de todos os gastos relacionados à clínica em um período diferenciado, é necessário verificar o valor que será cobrado, para que se torne rentável passar as madrugadas acordado prestando atendimento em horário exclusivo para o cliente.
 
É a partir de uma precificação bem-feita que você pode calcular o quanto é possível investir em funcionários, equipamentos, móveis, instalações, marketing, oferta de serviços tecnologia (aplicativos e softwares), etc. Estudar se investir em horários alternativos de atendimento é o primeiro passo para verificar se essa prática é a ideal para sua clínica.
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