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Utilize e-mail marketing e fidelize os pacientes de sua Clínica médica

20/02/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Tecnologia para saúde Consultórios médicos

O e-mail marketing é uma ferramenta bastante popular, utilizada por empresas, empreendedores ou marcas, para se comunicar com clientes ou possíveis clientes, ou seja, leads e pode ser uma poderosa ferramenta para clínicas médicas e consultórios.

 

O e-mail é líder quando o assunto é compartilhar conteúdo. Os usuários têm três vezes a capacidade de compartilhar conteúdo nas mídias sociais, se for recebido por e-mail.

 

E-mails otimizados podem ser responsáveis por aumentar o alcance do seu empreendimento e fidelizar clientes.

 

O que é um lead?

 

Um lead é alguém que já demonstrou algum interesse pela marca. Ou seja, um cliente que forneceu seus dados para a empresa, porque consultou os produtos e está interessado.

 

Ao enviar seus dados, eles se tornam parte do banco de dados da empresa. Esses dados estão vinculados às informações básicas de cada cliente: sexo, nome, idade, e-mail.

 

Mas afinal, por que usar o e-mail marketing e como transformar leads em clientes?


 

Por que usar e-mail marketing em clínicas médicas?

 

Para começar, praticamente todo o mundo tem um e-mail, já que é uma ferramenta gratuita, conveniente e acessível a todos pacientes.

 

Além de trabalhar para todos os modelos de negócios, o e-mail marketing permite manter um relacionamento constante com seu público. Os e-mails podem ser programados enviando conteúdo para cada grupo ou lead.

 

Por outro lado, para saber como transformar leads em clientes usando o e-mail marketing, é essencial segmentar o conteúdo, isso permitirá que você se aproxime das preferências do consumidor.

 

A consequência positiva é que os usuários estarão cada vez mais vinculados a conteúdos e ofertas.

 

 

É essencial construir um banco de dados

 

Um bom banco de dados é essencial para transformar leads em pacientes por meio de e-mail marketing.

 

Como o marketing por e-mail é eficaz quando você cria novos clientes, não faz sentido enviar informações para quem não se importa. Uma das características de um bom banco de dados é sua fragmentação.

 

Mas como podemos obter informações sobre possíveis clientes com o objetivo de transformar leads em clientes através do e-mail marketing?

 

  • Publicações periódicas

 

O primeiro passo é atrair possíveis leads e, para isso, você precisa oferecer um conteúdo valioso. Um blog pode ser uma boa maneira de começar. Portanto, ofereça conteúdo periódico atualizado.

 

Os leads podem ser atraídos a qualquer momento e, como empresário, você precisa mostrar seu trabalho, criar autoridade, criar um nicho e expectativas.

 

  • Criar boletins

 

Os boletins não precisam apenas oferecer conteúdo comercial, esse é o erro. Trata-se de oferecer tópicos de possível interesse dos pacientes de sua clínica, pois eles podem ser links externos para seu público em potencial. É uma maneira de conhecer as preferências dos leads, seus interesses e gostos.

 

  • Segmente o banco de dados

 

A segmentação do banco de dados é essencial para transformar leads em pacientes por meio de e-mail marketing.

 

Nem todos os usuários estão interessados nos mesmos produtos ou informações. A segmentação é usada para enviar a qualidade do usuário e conteúdo específico.

 

Como empreendedor, você precisa deixar claro quem se importa com qual assunto. Mesmo que você não descarte leads, sempre poderá abordar interesses de diferentes pontos de vista.

 

Quanto mais fragmentado for seu banco de dados, mais informações você terá sobre os clientes. Para isso, é importante passar pelo processo de " funil ", no qual os leads são separados por interesses e gostos.

 

Isso tornará mais fácil para você agradar seus usuários e transformar leads em clientes por meio de e-mail marketing, os fidelizando.

 

Como segmentar leads

 

Estas são algumas dicas para uma segmentação adequada de leads:

 

  • Perfil demográfico

 

A maneira mais fácil de segmentar uma lista de leads ou clientes é por idade, sexo ou local. Esta é uma informação básica fácil de obter e organizar.

 

Normalmente, os leads aceitam, em uma primeira fase do contato, fornecer esse tipo de informação.

 

Tudo isso alimenta um banco de dados que, posteriormente, quando esses leads forem leais, fornecerá informações úteis e você poderá segmentá-los de outra maneira.

 

  • Comportamento

 

A informação mais válida é a atividade dos clientes ou leads. Recomendamos que você faça um estudo anterior por um tempo especifico.

 

Como eles navegam ou como acessam o conteúdo da empresa diz muito sobre o comportamento de seus usuários. Eles são leais às compras ou deixam a página com um carrinho cheio? Eles acessam a partir de casa, vêm de navegação externa ou de anúncios? Existem mil opções e mil respostas.

 

  • Desempenho

 

Finalmente, existem clientes regulares e potenciais. Por um lado, os assíduos, também chamados de 'melhores compradores' e, por outro, os 'não compradores' ou aqueles que não retornaram.

 

Para saber como converter leads em pacientes usando o e-mail marketing, você precisa alcançar seu público-alvo em potencial, aqueles que não retornaram e aqueles que estão registrados, mas que não pacientes de sua clínica médica. Esse é o objetivo real do e-mail marketing.

 

 

Dicas finais: Utilize o e-mail marketing e fidelize seus pacientes

 

  1. Seja próximo e informal

 

Os clientes querem ser seguidos pessoalmente. Por esse motivo, use uma linguagem simples e informal.

 

  1. Chame atenção

 

Crie títulos interessantes, sem eles dificilmente abrirão suas mensagens. Desperte a curiosidade e seja original. Essa é outra chave para converter leads em clientes usando o e-mail marketing.

 

 

  1. Responda rapidamente

 

Se você estiver interessado em como converter leads em clientes usando e-mail marketing, pense que quando uma pessoa se torna lead, ou seja, um cliente em potencial, sua resposta deve ser rápida.

 

O marketing por e-mail é mais eficaz quando responde às necessidades do cliente em menos de 24 horas. Um cliente caloroso não espera muito e orientar rapidamente uma oferta pode ser essencial.

 

  1. Conteúdo da oferta

 

O fluxo de e-mails é essencial para criar uma lista quente de clientes. Em outras palavras, manter um tema ou um produto ao longo do tempo e concluí-lo progressivamente faz com que essa necessidade seja constante e cresça.

 

Da mesma forma, as preferências de um cliente podem variar, portanto, o e-mail precisa fazer sentido e manter a atenção do usuário ativa. Produtos comerciais repetidos perdem o interesse.

 

  1. Não se apresse e aceite erros.

 

Pense em como converter leads em clientes usando o e-mail marketing. Caso você faça isso corretamente, o e-mail marketing traz resultados garantidos.

 

A fórmula perfeita não existe. Mas se você deseja converter leads em pacientes usando o e-mail marketing, é necessário usar uma plataforma de e-mail marketing com a qual você pode personalizar seus envios e gerar mais engajamento para que seus usuários se convertam em pacientes.

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