Icon Localização Localização
Icon Quero Experimentar (45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Icon Quero Experimentar Quero Experimentar
Icon Whats APP (45) 99154-6647
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Ícone Página Blog

Blog

< Voltar

O que os médicos vestem importa para os pacientes?

29/05/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Saúde e bem estar Consultórios médicos

Na clínica ou hospital, na sala de emergência, na cirurgia particular, o médico sempre veste um jaleco branco. Mas você já se perguntou a razão desse "uniforme"?
 
De fato, o branco sempre foi sinônimo de limpeza, seriedade e franqueza. Mas essa não é a única razão.
 
No post de hoje vamos analisar e entender se o que os médicos vestem importa para os pacientes. Confira.
 

O que os médicos vestem importa para os pacientes?

 
Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA pediu a 4.000 pacientes (de clínicas e hospitais de 10 grandes centros médicos) para ver fotos de médicos do sexo masculino e feminino em sete formas diferentes de vestuário, e pensar neles tanto em ambiente hospitalar quanto ambulatorial.
 
Para cada foto, os pacientes tinham que avaliar a aparência, a confiabilidade, a atenção e a acessibilidade do médico, e com que conforto o traje fazia o paciente se sentir
 
No geral, pouco mais da metade disse que o que os médicos vestem é importante para eles e mais de um terço disse que o que o médico veste influencia sua satisfação com o atendimento.
 
Quando perguntados diretamente o que eles achavam que seus próprios médicos deveriam usar, 44% disseram que vestiam formalmente com jaleco branco e 26% disseram que usavam jaleco branco. E quando questionados sobre o que eles prefeririam que cirurgiões e médicos de emergência usassem, os uniformes obtiveram 34% dos votos, seguidos pelos uniformes com jaleco branco com 23%.
 
Além disso, 62% concordaram ou concordaram fortemente que, ao atender pacientes no hospital, os médicos devem usar jaleco branco e 55% disseram o mesmo para médicos que atendem pacientes em um consultório. A porcentagem que prefere um jaleco branco caiu para 44% para os médicos de emergência.
 
Um outro estudo suíço também parecido, mostrou que os pacientes ficam mais confiantes se o médico estiver usando um jaleco branco. Como a famosa agência de notícias Adnkronos revela, de acordo com o Departamento de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Universitário de Zurique (USZ), a escolha das cores não é apenas uma questão de gosto, mas também influencia o sucesso dos tratamentos. É por isso que os médicos devem usar jaleco branco e não roupas mais coloridas.
 
O objetivo do estudo não era descobrir o que parece agradável aos pacientes, mas sim como eles reagem, principalmente de forma inconsciente.
 
Mas quais roupas incutem confiança? Em quais "roupas" os médicos parecem mais acessíveis e disponíveis? É verdade que os pacientes atribuem habilidades profissionais a um determinado tipo de roupa?
 
Todas as respostas levam inexoravelmente ao jaleco branco.A pesquisa mostrou que os pacientes não se abrem totalmente a um médico vestido de maneira muito formal, ou vestidos com roupas despojadas.
 
834 pacientes participaram do estudo. Um terço dos entrevistados acredita que a aparência do médico é muito importante, enquanto cerca de 25% pensam que a roupa também influencia seu julgamento sobre o tratamento imposto.
 
A vestimenta que gera maior confiança entre os pacientes é sempre o jaleco branco, ainda melhor se acompanhado por uma roupa de cor branca. Essa peça de roupa também registra as melhores pontuações em outras categorias, como "competência profissional", "disponibilidade" e "atenção aos cuidados".
 

O significado do jaleco branco

 
Nenhuma exigência legal exige que médicos e enfermeiros usem jalecos brancos. Geralmente, a obrigação está contida nos regulamentos internos de clínicas e hospitais; em outros casos, acordos coletivos preveem isso.
 
O jaleco se torna, portanto, uma espécie de "traje" que deve ser usado antes do trabalho e sempre removido no final das tarefas. 
 
Branco é uma indicação de limpeza. O motivo é simples. Antes de tudo, em um fundo branco é mais fácil notar manchas e sujeira: o branco, de fato, faz com que a sujeira se destaque imediatamente.
 
Portanto, é também uma forma de transparência em relação ao cliente. O jaleco branco é o cartão de visita que demonstra a limpeza do médico. Nada pode ser escondido no branco.
 
O branco também é mais resistente à lavagem com altas temperaturas e detergentes agressivos. O que significa que um jaleco branco pode ser limpo melhor do que uma roupa de qualquer outra cor.
 
A cor ainda é mais barata e, ao mesmo tempo, não requer custos de manutenção. Os hospitais são, portanto, capazes de arcar com as despesas de todos os funcionários.
 
16.jpg
 

Efeito placebo

 
Os vários pesquisadores apontam que o que os médicos vestem importa para os pacientes. E basta pensar no poder do placebo, o "medicamento falso", nas investigações de drogas.
 

Efeito placebo: como funciona?

 
O efeito placebo é definido como um fenômeno no qual algumas pessoas experimentam um benefício após a administração de uma substância inativa ou de um tratamento simulado.
 
Um placebo é uma substância sem efeitos médicos conhecidos, como uma solução salina ou uma pílula de açúcar; é um tratamento falso que, em alguns casos, pode produzir uma resposta muito real.
 
Mas é natural perguntar: por que as pessoas experimentam mudanças reais como resultado de tratamentos falsos? As expectativas do paciente desempenham um papel significativo no efeito placebo: quanto mais é esperado por uma pessoa que o tratamento funcione, mais provável mostrará uma resposta placebo.
 
Na maioria dos casos, a pessoa que não sabe que o tratamento que está recebendo é na verdade um placebo, mas acredita que é o destinatário do tratamento real.
 
O Placebo foi projetado para se parecer exatamente com o tratamento real, seja um comprimido, uma injeção ou um líquido, no entanto, a substância não tem efeito real na doença ou condição que se espera que seja tratada.
 
É importante notar que um "placebo" e um "efeito placebo" são coisas diferentes. O termo placebo refere-se à mesma substância inativa, enquanto o termo efeito placebo refere-se a qualquer efeito decorrente da ingestão de um medicamento que não possa ser atribuído ao próprio tratamento.
 
Podemos atribuir o mesmo efeito causado pelas vestimentas dos médicos. Nas unidades médicas os profissionais inspirem com a roupa já pré-determinada pelos parâmetros, grande estima. Afinal os pacientes e os cuidadores se encontram pela primeira vez, e em pouco tempo um clima de confiança deve ser estabelecido.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Informações de Contato
(45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Biopark - Parque Tecnológico de Inovação e Biociências - Rodovia PR 182 – Toledo - PR