Icon Localização Localização
Icon Quero Experimentar (45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Icon Quero Experimentar Quero Experimentar
Icon Whats APP (45) 99154-6647
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Ícone Página Blog

Blog

< Voltar

Medicina preditiva, o que é? Entenda sua influência na área da saúde

19/05/2020 |   Especialidades médicas Saúde e bem estar

Existem várias definições de medicina preditiva, cada uma das quais enfatiza um ou mais aspectos do campo de investigação.
 
Por definição, a medicina preditiva tem como abordagem descobrir e avaliar em termos probabilísticos fatores que, para uma pessoa específica e em um determinado contexto, podem favorecer o início de uma doença.  
 
Se você deseja entender melhor sobre esse assunto, confira no post de hoje o que é medicina preditiva, e a sua influência na área da saúde.
 

Na medicina, a inovação passa pela Inteligência Artificial

 
A Inteligência Artificial e suas aplicações na área médica estão favorecendo mudanças apreciáveis. Talvez o campo em que o progresso seja mais evidente e desejável seja prever doenças.
 
Benefícios que não apenas dizem respeito aos pacientes, mas também envolvem sistemas de saúde.
 
Se a IA foi inicialmente percebida como uma ameaça, hoje esse ceticismo foi definitivamente arquivado. A aplicação da Inteligência Artificial ​​à medicina multiplicou o consenso, até experimentar usos que apenas alguns anos atrás pareciam mera utopia.
 
Com a Inteligência Artificial, finalmente é possível melhorar a precisão no processamento do diagnóstico, bem como a pontualidade na identificação da patologia.
 
A IA está se mostrando útil na previsão de possíveis eventos antes que eles ocorram. Ao desenvolver os parâmetros corretos, a Inteligência Artificial pode indicar as probabilidades de que um distúrbio possa surgir em termos percentuais.
 
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveu recentemente um sistema de diagnóstico baseado nos recursos preditivos de IA. De acordo com os testes, seria possível diagnosticar patologias cardíacas com maior precisão em pelo menos 80% dos casos.
 
Resultados obtidos com a implementação do aprendizado profundo (literalmente aprendizado profundo; um ramo da IA ​​que se referem a algoritmos inspirados nas funções e na estrutura do cérebro humano, chamadas redes neurais artificiais).
 
Sistema que determina maior eficácia e rapidez na elaboração de diagnósticos, ajudando o médico a tomar a melhor decisão em menos tempo.
 

Medicina preditiva, o que é?

 
A medicina preditiva permite determinar o perfil de risco de cada pessoa, monitorar sua evolução e realizar intervenções apropriadas, além de selecionar a melhor terapia, dose e tempo de tratamento.
 
Portanto, ela permanece como a medicina da individualidade, mas, para ser assim, requer um processo de crescimento do conhecimento e profunda inovação nos modelos culturais médicos.
 
A velocidade desse processo duplo provavelmente será definida não apenas pelo progresso da pesquisa básica, mas ainda mais pela capacidade dos médicos, outros profissionais de saúde e pacientes de melhorar a disponibilidade e o uso de informações de risco individuais, em particular genética e estar ciente dos limites e / ou inconvenientes associados a essa nova situação.
 
Com a medicina preditiva, as pessoas clinicamente normais podem se tornar "pré-pacientes" por anos, antes de desenvolver a condição para a qual estão em risco.
 
11.jpg

 

Medicina preditiva e DNA

 
 Na medicina preventiva implica uma análise de DNA para estabelecer em cada situação o melhor atendimento, com a máxima eficiência e menor risco para o assunto.
 
Se o progresso no conhecimento da genética for extenso, testemunharemos o nascimento de um medicamento incrivelmente mais complexo e personalizado, cujo papel não será tratar os doentes, mas prevenir o aparecimento de doenças.
 
Nosso organismo é composto de uma combinação dos chamados "genes bons e ruins". Em muitos casos, é possível modificar esses insumos hereditários para nossa vantagem por meio de escolhas nutricionais inteligentes, interagindo com o nosso destino genético.
 
No campo médico, o novo conhecimento sobre o genoma humano permitiu a consolidação de uma nova dimensão molecular da medicina, em particular de um setor definido como "Medicina Preditiva" ou um medicamento, que com base nas informações obtidas na constituição genética de um indivíduo, pode antecipar uma estimativa do risco desta desenvolver uma certa doença ao longo da vida.
 
O projeto do genoma humano entregou uma sequência genética de três bilhões de pares de bases à comunidade científica internacional, que foi compartilhada em 99,9% por todos os indivíduos.
 
As diferenças são constituídas principalmente por polimorfismos nucleotídicos ou SNPs, ou seja, alterações de uma única base no DNA.
 
Cada um de nossos genes possui cerca de 10 SNPS em seu "código" comparado ao "gene padrão", as variantes resultantes são chamadas "alelos".
 
Obviamente, dada a relativa alta frequência com que essas mutações ocorrem no genoma, nem todos os polimorfismos causam sérias implicações para a saúde, a maioria deles exibe apenas um pequeno efeito na funcionalidade da proteína para a qual codifica.
As diferenças individuais resultantes podem explicar por que nem todos reagem de forma idêntica a vários estresses.
 
O interesse no componente genético da suscetibilidade a doenças complexas está, portanto, se tornando cada vez mais importante na medicina moderna, à medida que se destaca o papel de alguns polimorfismos genéticos relativamente comuns,
 

Por que é importante conhecer o genoma humano?

 
  • Conhecer a sequência completa de seus genes
  • Para identificar diferenças ou polimorfismos
  • Estudar as associações com doenças
  • Conhecer-se até o final descobrir o que não sabemos
  • Para interagir com seus genes
 
A medicina preditiva graças à integração dos dados obtidos a partir da história médica do paciente completo (história própria e da família, estilo de vida, alimentação) com o teste genético pode avaliar um risco predisposição para doenças relacionadas a ele.
 
E dar  a possibilidade de anular a ocorrência de doenças através da correção do estilo de vida, nutrição e prescrição de substâncias específicas (nutracêuticos) que provaram cientificamente que podem aumentar a proteção contra determinadas doenças.
 
Esse caminho define o começo de um longo caminho de bem-estar e prevenção que continuará ao longo dos anos e verá o médico e o nutricionista como o instrutor de saúde do paciente.
 
A consequência mais importante desses avanços é a possibilidade de prevenção de doenças com base em testes preditivos e informativos, intervindo com terapias adequadas e oportunas e na maioria dos casos resolutivos.
 
E então, gostou de entender melhor o que é a medicina preditiva, e de sua influência na área da saúde? Deixe nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar para que mais pessoas possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Informações de Contato
(45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Biopark - Parque Tecnológico de Inovação e Biociências - Rodovia PR 182 – Toledo - PR