Embora não seja um termo conhecido, as
glosas médicas são particularmente temidas por clínicas e hospitais, e não é para menos. Elas representam uma grande perda de faturamento, e devem ser evitadas ao máximo pelo seu consultório.
As
glosas médicas podem acontecer por falhas administrativas ou médicas, e existem algumas maneiras de eliminá-las ao máximo possível da sua clínica, adotando algumas medidas de cautela e se atentando para esses procedimentos.
O que são glosas médicas?
Antes de mais nada, é importante definir bem o que são
glosas médicas, para que você saiba como identificar sua ocorrência e tomar as devidas precauções.
Glosa médica é um termo utilizado para definir o não pagamento dos planos de saúde quanto a atendimentos, consultas, operações, cirurgias, exames e quaisquer tipos de procedimentos hospitalares relacionados a clínica.
Muitas vezes, as
glosas médicas acontecem por conta de uma falta de cobrança ou comunicação entre a clínica e a agência operadora do plano de saúde. Seja como for, a glosa médica representa um prejuízo financeiro para o consultório, além de complicações administrativas e burocracia para que sejam resolvidas posteriormente.
Quando as operadoras de convênios médicos deixam de realizar o devido pagamento dos procedimentos de seus clientes, isso gera uma quebra do fluxo de caixa da clínica, podendo representar um grande prejuízo no futuro.
Os tipos de glosas médicas
Existem três diferentes categorias de
glosas médicas, divididas para que se tornasse mais fácil identificar quando e como elas acontecem.
Glosas administrativas
As
glosas médicas administrativas são ocasionadas por falhas de operação, geralmente humanas, e são as mais fáceis de serem resolvidas.
Usualmente, acontecem por conta de uma falha na comunicação entre a clínica e a operadora do convênio médico, erros na digitação da solicitação ou do prontuário, valores fornecidos errados ou falha na emissão das guias de autorização.
As glosas administrativas não contam com erros difíceis de serem reparados, e não apresentam tanta dor de cabeça para a clínica no momento de serem resolvidas.
Glosas técnicas
As glosas técnicas já são um pouco mais complicadas de se resolver, pois necessitam de um auditor técnico, ou seja, da interferência e julgamento de terceiros, podendo levar tempo e recursos para ser resolvida.
Esse tipo de glosa médica acontece de maneira subjetiva. Não há um erro explícito ou fácil de ser reparado, e vai da interpretação de cada profissional. Alguns dos erros que compõe uma glosa técnica são a falta de prescrição médica para determinado procedimento, descrições incompletas no prontuário do paciente ou falta de checagem de medicamentos ou profissionais do atendimento.
Na recorrência dessa glosa médica, é preciso que um auditor dê o parecer e indique onde ocorreu o erro, promovendo uma maior burocracia para o pagamento.
Glosas lineares
Por fim, esse tipo de glosa médica é voltada para a operada dos convênios médicos, e refere-se a falhas cometidas pelo sistema de faturamento e pagamento deles, sem envolver a clínica. Trata-se de uma glosa relativamente fácil de resolver, mas é preciso estar atento para identificar o problema e notificar a empresa o quanto antes.
Como evitar glosas médicas
Sejam quais forem os tipos de
glosas médicas, elas representam prejuízo e burocracias administrativas para sua clínica, devendo ser evitadas a todo custo.
Existem algumas medidas básicas, como, por exemplo, se atentar a quais convênios médicos seu consultório irá se aliar, e quais os procedimentos que serão cobertos pelo plano. Traçar calendários de pagamentos e manter uma boa comunicação com a operadora também facilitam para diminuir os casos de incidência.
Também existem outras recomendações que podem ser seguidas pelas clínicas, que não irão influenciar em suas operações e podem, inclusive, otimizar o serviço.
Adoção de prontuários eletrônicos
Prontuários são documentos obrigatórios para o atendimento de todo e qualquer paciente, e conta com informações básicas e médicas sobre o indivíduo.
A adoção de prontuários eletrônicos é uma ótima medida para evitar
glosas médicas, uma vez que a informatização e sistematização da sua clínica tornará o compartilhamento dessas informações mais seguro e prático.
Prontuários eletrônicos são padronizados, sem correr o risco de esquecer alguma informação importante, e podem ser compartilhados em tempo real com a operadora de convênios médicos, de modo que não haverá
glosas médicas por conta de erros ou falta de orientações no prontuário, por exemplo.
As falhas operacionais diminuirão, e, com elas, a falta de pagamento.
Sistemas de gestão
Investir na sistematização da sua clínica é essencial para evitar
glosas médicas, não somente na inserção de prontuários de pacientes, mas na própria gestão do seu consultório.
Sistemas de gestão são programas automatizadas que facilitam e otimizam o controle de operações, fluxo de atendimentos e monitoramento de pagamentos, por exemplo. Utilizar sistemas de gestão auxiliará na diminuição dos casos de
glosas médicas.
Utilizar um desses sistemas possibilitará, por exemplo, a checagem de carteirinhas de convênios, emissão de guias, e traçar tabelas e planilhas compartilhadas. Todas essas ações são fundamentais para o controle da clínica, e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira correta com a operadora de convênios.
Equipes capacitadas
Muitas vezes, é necessário contratar uma equipe especializada a parte para cuidar desse tipo de controle interno. Invista em profissionais voltados para essa área, que saibam como mexer com esses sistemas e fazer o correto lançamento das despesas.
Isso ajudará na diminuição de possíveis erros de digitação ou envio de informações para a operadora, por exemplo. Uma equipe capacitada diminui as chances de
glosas médicas, e realiza a correta comunicação com os convênios, enviando todos os dados necessários e controlando o fluxo de operações.
Conclusão
As
glosas médicas oferecem prejuízo para sua clínica, e devem ser evitadas ao máximo. Muitos dos erros que levam a glosas podem ser controlados através da sistematização do consultório e com atenção na hora de administrar os atendimentos.
Se as
glosas médicas vierem a ocorrer, é preciso que haja a correta comunicação entre a clínica e a operadora de convênios médicos, para a cobrança adequada e resolução dos erros que levaram a essa situação, sem que nenhum dos dois estabelecimentos sejam prejudicados.
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