09/04/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Consultórios médicos
Embora o objetivo principal de ajudar e cuidar de pessoas seja nobre, clínicas médicas também são empresas, organizações que precisam ser administradas visando a melhor produtividade e, claro, lucros. Por isso o planejamento financeiro da sua clínica é essencial para começar bem o ano de 2020.
Tratar de finanças nunca é um assunto simples, contudo, é necessário. Obter um bom planejamento financeiro ajuda não somente na questão lucrativa, mas também em toda a escala de trabalho da organização, que funcionará em sua melhor forma, com segurança e eficiência.
Com algumas práticas, o planejamento financeiro da sua clínica se tornará muito mais descomplicado, e o controle dos lucros, das despesas e da movimentação de capital deixará de ser uma dor de cabeça, permitindo que você foque no seu trabalho e na sua instituição.
Para começar 2020 com o pé direito, faça um plano anual das finanças da sua clínica. Não precisa ser nada muito exato, apenas demonstrativos e estimativas, baseado nos números apresentados nos anos superiores.
O planejamento financeiro da sua clínica será feito com muito mais facilidade se houver uma base na qual se apoiar. Trace o que você espera de cada mês, trimestre, semestre e para o ano todo. Faça gráficos e relatórios, até mesmo determinando metas a serem atingidas.
Com um bom cálculo, você será capaz de acompanhar, passo a passo, toda a movimentação da sua clínica, observando altas, baixas, melhorias que precisam ser feitas e áreas que precisam de maior atenção.
Dessa forma, um plano anual deve ser o primeiro passo para dar início a um planejamento financeiro adequado para seus negócios.
Pode parecer trabalhoso, e até mesmo cansativo, mas essa prática diária é uma forte aliada para o planejamento financeiro da sua clínica.
O fluxo de caixa é uma etapa importante para o controle financeiro da instituição. É através dele que você contabiliza todas as movimentações, receitas e despesas da clínica. Fazer o fluxo de caixa diariamente permitirá que você tenha uma visão exata de todos os ganhos e gastos.
Caso não seja possível realizar o fluxo de caixa todos os dias, e realizar os devidos registros, pelo menos siga esse procedimento em dias mais movimentos, ou em datas fixas que apresentam considerável fluxo, como, por exemplo, dia de pagar os fornecedores, ou um maior número de atendimento de pacientes.
Simultaneamente, um acompanhamento contínuo diminui as chances de erros ou desorganizações quanto aos recebimentos e as transferências rotineiras, aumentando o controle financeiro exercido em sua clínica.
Da mesma forma que você opta por profissionais competentes para realizarem o atendimento de pacientes, por exemplo, é necessário ter, também, uma equipe especializada para cuidar do planejamento financeiro.
Não hesite em procurar por agências terceirizadas, ou montar sua própria equipe de responsáveis competentes para cuidarem das finanças da sua clínica e fazer o acompanhamento diário das movimentações.
A área financeira de uma clínica é de suma importância para seu pleno funcionamento, não somente pensando nos lucros obtidos, mas também para continuar exercendo um serviço de qualidade. Por isso, tenha o suporte adequado e profissionais com quem você possa contar e confiar o planejamento financeiro da sua clínica.
Além de contratar uma equipe especializada, faça reuniões com frequência, analisando, junto com eles, todos os demonstrativos, relatórios e resultados obtidos com as análises. Peça por opiniões e orientações desses profissionais, sugira melhorias ou diferentes abordagens, se sentir que é necessário, e crie um vínculo de confiança entre você e sua equipe.
Com uma equipe própria para cuidar do seu planejamento financeiro, você também diminuirá as responsabilidades sobre seus ombros, e poderá dividir sua atenção para outras áreas da clínica, e até mesmo exercer sua função sem preocupações.
Essa dica é fundamental para garantir um bom planejamento financeiro da sua clínica em 2020. O primeiro passo para uma série de complicações monetárias, sem dúvida, é misturar contas pessoais com contas da clínica.
Mantenha cada uma dessas finanças separadamente. Suas contas pessoais são de interesse apenas da sua pessoa, enquanto as contas da clínica envolvem uma série de terceiros, tanto funcionários quanto sua própria equipe.
Não utilize os recebimentos da clínica para uso próprio, e vice-versa. Mantenha os lucros da instituição para ela, e seus ganhos pessoais para você.
Isso também é uma forma de segurança individual e da própria organização. Cada contabilização da clínica deverá ser única e exclusivamente dela, assim como os demonstrativos, os planos e as metas.
Mesmo que a clínica seja um negócio, ela também é uma estrutura complexa que envolve outras pessoas, e um administrador responsável mantém o trabalho e a vida pessoal separados, especialmente no quesito financeiro.
Nada melhor para o planejamento financeiro da sua clínica que utilizar das diversas tecnologias que existem nos dias de hoje em prol de um melhor controle da produtividade.
Vários softwares, programas de computador, e redes on-line foram criados justamente para facilitar esse tipo de processo. Nunca se esqueça de que a tecnologia é sua aliada, e, quando se trata de planejamento financeiro, ela é uma das melhores opções.
Invista em um servidor compartilhado para sua clínica, que pode manter todos os dados, relatórios e informações sobre os lucros em um único lugar, que não ocupa espaço e pode ser acessada a qualquer momento.
Oriente sua equipe a usar dessa tecnologia, facilitando o trabalho deles e o seu também. O ano é 2020, o futuro está chegando, e, junto dele, os melhores recursos para cuidar do seu planejamento financeiro.
Por fim, pequenos hábitos podem fazer a diferença no planejamento financeiro da sua clínica em 2020.
Procure cuidar melhor do seu estoque. Faça revisões periódicas, registre todos os itens, assim como compras e pagamentos. Essa atitude pode fazer uma grande diferença no controle financeiro da sua instituição.
E, claro, uma pequena troca de itens descartáveis por produtos recicláveis pode parecer ínfimo, mas, além de ser benéfico para o meio ambiente, também contribuirá para um planejamento financeiro consciente e bem-sucedido.