20/04/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Consultórios médicos
Sempre que uma pessoa sai do consultório com ideias confusas, com mais dúvidas do que antes, ou com a crença de que contraiu uma doença muito séria com um nome difícil de lembrar, ela se vê gerenciando não apenas sua preocupação natural com sua própria saúde, mas também a ansiedade que advém do não entendimento.
Pelo contrário, estabelecer uma relação positiva também do ponto de vista psicológico ajudará tanto a entender a condição clínica do paciente quanto a participar, juntos, na manutenção da saúde.
O médico deve, portanto, conquistar a confiança do paciente e mostrar as vantagens de seu método de trabalho, assim como acontece entre uma marca e seu cliente.
No post de hoje trouxemos algumas dicas para melhorar a relação médico paciente. Confira:
De fato, existem muitas dinâmicas prejudiciais à saúde do paciente que podem resultar de má comunicação e os exemplos são diferentes.
Há casos em que o paciente não entende o que o médico diz, algumas vezes porque são utilizados termos técnicos que não são necessariamente conhecidos, outras vezes porque há pouca familiaridade com o contexto da assistência médica e algumas medidas são tomadas como certas.
O que acontece é que o paciente pode não pedir esclarecimentos ao médico e sai do consultório mais confuso de quando entrou.
Outra situação comum é aquela em que o paciente se assombra diante do médico e, portanto, congela. Portanto, não faz perguntas úteis, não mergulha em questões que merecem mais detalhes, dá a impressão de ter entendido tudo, mas não é verdadeiro.
De fato, existem muitas dicas úteis para pacientes que conseguem superar alguns bloqueios psicológicos ao compartilhar suas dúvidas com o médico. Mas mesmo o especialista pode fazer algo para facilitar a comparação e melhorar o relacionamento.
Um estudo realizado pela Universidade Thomas Jefferson da Filadélfia em 900 diabéticos mostrou que um melhor relacionamento entre médico e paciente também correspondia a um maior controle sobre o açúcar no sangue.
A relação médico paciente é uma relação muito particular, porque pressupõe total confiança entre duas pessoas que basicamente não se conhecem.
Até alguns anos atrás, falava-se de um relacionamento assimétrico: era o médico que tinha as informações e os meios úteis para o paciente que era a parte vulnerável do relacionamento.
Nos últimos anos, devido a inúmeras campanhas de negligência médica, negligência médica e facilidade de encontrar informações na Internet no setor de saúde, esse relacionamento entrou em crise.
Nos últimos anos, devido a inúmeras negligências médica, e facilidade de encontrar informações na Internet no setor de saúde, esse relacionamento mudou.
Muitas vezes, o paciente não confia mais no médico e no papel que ele / ela desempenha. O relacionamento, não é mais assimétrico, pois o paciente acredita ter meios de questionar o ponto de vista do profissional à sua frente.
O médico deve, portanto, conquistar a confiança do paciente e mostrar as vantagens de seu método de trabalho.
A capacidade do médico de se comunicar efetivamente com o paciente determina a intensidade do relacionamento, influencia o nível de motivação do paciente para se sentir melhor e ajuda a garantir que o paciente faça o tratamento proposto, com mais determinação.
A boa comunicação, além de dar ao médico a oportunidade de adquirir informações cada vez mais detalhadas sobre o estado de saúde e a história clínica do paciente, predispõe o último a viver o caminho do tratamento com maior serenidade.
E como muitos estudos científicos mostram, isso aumenta muito as chances de recuperação, além de promover o boca a boca e, consequentemente, promover os serviços oferecidos pelo médico.
Faça as perguntas certas
Faça as perguntas certas de maneira diferente, dependendo da pessoa à sua frente.
Pode parecer trivial, mas, fazendo perguntas específicas de maneira cordial, você é capaz de obter informações que o paciente omite por esquecimento, vergonha ou que geralmente generaliza porque considera irrelevante.
Uma "entrevista" amigável e confidencial permitirá que você obtenha mais informações sobre o histórico médico do paciente e faça com que ele se sinta importante e escutado, enquanto faziam perguntas; essa é a melhor maneira de anular o senso de confiança.
Fazer as perguntas certas é fundamental, mas não basta, você deve praticar a escuta. Nos próximos pontos, darei algumas idéias.
Preste atenção aos três níveis de comunicação
Durante uma conversa, os níveis verbais e não-verbais são subestimados, perdendo uma parte importante da informação.
Através de gestos, postura e movimentos, o paciente expressa emoções, sentimentos, preocupações, desejos e informações fundamentais que não podem ser adquiridas apenas pela comunicação verbal.
Ao adaptar sua resposta a esses gestos e prestar a devida atenção à postura e aos movimentos, você pode ajudar a estabelecer as bases consolidando o relacionamento.
Aplique a técnica do espelho
A aplicação da técnica do espelho significa reproduzir, mesmo que ligeiramente, algumas expressões ou características da maneira de falar ou de se mover do paciente. O objetivo é sintonizar com ele (criar um relacionamento) e incentivar a compreensão do que você deseja comunicar.
Além de predispor o paciente de maneira favorável, frequentemente, ao aplicar a técnica de "rastreamento", as duas pessoas que estão interagindo chegam ao ponto de falar com um tom de voz semelhante, assumindo posturas simétricas e usando expressões linguísticas semelhantes. Eles tendem a se parecer e, quanto mais se parecem, maior a vontade de confiar um no outro.
A técnica do espelho não é fácil de colocar em prática, especialmente no início. Veja abaixo alguns requisitos que você deve se atentar.
O tom da voz
Se o paciente falar devagar e em um tom de voz muito baixo, talvez porque esteja ansioso e preocupado. Ajuste seu tom ao dele e ele ficará mais predisposto a você.
2. Expressões linguísticas:
Se seu paciente costuma usar uma palavra com frequência, insira-a também no seu discurso: isso ajudará você a se entender mais facilmente.
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