19/03/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Consultórios médicos
Segundo pesquisas, os profissionais de saúde necessitam de treinamento significativo no campo do empreendedorismo. Afinal a diferença entre o treinamento médico e o treinamento para se tornar parte integrante do mundo empresarial e gerencial é grande.
Saber como construir um modelo de negócios vigoroso e sustentável é essencial para qualquer empresário médico gerenciar o lado comercial de sua profissão. No entanto, adotar um caminho dos negócios não é tarefa fácil, independentemente da profissão que se escolhe como carreira.
No post de hoje veremos como se tornar um empresário e os desafios do empreendedorismo médico. Confira:
Como futuro empresário médico, você precisa pesquisar minuciosamente o mercado.
Precisa se concentrar em alguns pontos de partida essenciais: a demanda local de produtos e serviços de saúde, as necessidades diretas dos clientes, a oferta da concorrência em campo etc.
Com sorte você pode explorar um nicho que ninguém explorou até agora. Por outro lado, também é possível criar estratégias para seus negócios em um campo altamente competitivo, desde que saiba muito bem qual é a sua alavancagem em comparação com a concorrência.
Por exemplo, estabelecer uma clínica médica em uma área que já possui várias clínicas e hospitais respeitáveis pode não ser uma boa ideia.
Por outro lado, o estabelecimento de uma clínica em uma área menos favorecida ou a prestação de um serviço específico à comunidade a que falta pode se tornar um negócio bem-sucedido, tanto do ponto de vista financeiro quanto social.
Para você tirar o melhor proveito do que você já sabe para criar algo que as pessoas querem.
Sua jornada para ser um empreendedor médico de sucesso precisará mais do que uma ideia e os fundos para que isso aconteça. A assistência médica é um mercado competitivo e as empresas enfrentam dificuldades ainda maiores para se tornarem estáveis e bem-sucedidas.
O primeiro passo a tomar é participar de reuniões, congressos e conferências sobre saúde.
Alguns dos maiores encontros de assistência médica reúnem milhares de participantes em vários campos. Em comparação às conferências médicas tradicionais, esses encontros reúnem profissionais de negócios e gestão, TI, empreendedores, investidores, seguradoras e assim por diante.
Essas reuniões representam a oportunidade perfeita para obter conhecimento direto sobre o lado comercial do setor de saúde, conhecer investidores e parceiros em potencial, aprender com os formuladores de políticas, gerentes e muito mais.
Outro passo a ser implementado é iniciar uma pesquisa completa sobre startups de assistência médica. Você aprenderá mais sobre concorrência e possíveis parcerias se ficar de olho no campo.
Juntar-se a clubes de investimento e conhecer potenciais investidores em seu setor é o próximo passo lógico. Converse com eles e saiba o que eles querem e por que você é a melhor pessoa para entregar.
Figura 2Conheça os desafios do empreendedorismo médico
Um investidor que não compartilhe sua visão e objetivos em termos de lucro, avanço na área médica e desenvolvimento social através da medicina, se tornará um fardo a longo prazo.
Com a rede correta, uma compreensão clara das metas e da importância do mercado da sua empresa, um plano de negócios sólido e um forte conhecimento das normas e oportunidades do setor, você poderá encontrar os investidores certos para sua futura startup médica.
O mais importante é que o investidor adequado também o ajude a marcar e promover seus negócios.
Tornar-se um empresário médico não acontecerá da noite para o dia. As chances são de que você terá que investir mais do que seu próprio dinheiro no negócio. Sua posse mais valiosa aqui é seu tempo e determinação para alcançar seu objetivo.
Você precisa entender que esse não é um empreendimento sem risco. Sua ideia pode ser brilhante e responder a uma necessidade do mercado.
Embora não possa inserir no seu plano de negócios a tarefa de gerenciar o estresse de se tornar um empresário da área de saúde, você deverá estar ciente de que isso afetará você. Uma carreira constante como empresário médico exige muitos sacrifícios pessoais.
Todos os médicos concordam, em certa medida, que esses sacrifícios são necessários se alguém quiser ter sucesso. No entanto, estar sozinho nessa empreitada provavelmente dobrará a quantidade de estresse e terá um impacto negativo em sua vida pessoal.
Todos que desejam investir no empreendedorismo médico precisam seguir esse conselho: conhecer suas limitações é um caminho para o sucesso.
Além disso, você não poderá bancar o especialista médico em sua inicialização e lidar com as responsabilidades de um gerente, contador, advogado e especialista em relações públicas ao mesmo tempo.
Muitas empresas falham porque os gerentes querem ter controle total de tudo - e isso simplesmente não é possível. Outras fracassam porque não pedem feedback ou não implementam o feedback que recebem.
Nesse ponto, você deve analisar novamente sua análise de mercado - que faz parte do seu plano de negócios - e reajustar a estratégia de acordo com o feedback recebido.
Compreender as limitações do negócio e tentar superar obstáculos de maneira eficiente é o que faz a diferença entre empreendedores bem-sucedidos e mal sucedidos.
Você trabalha com um dos problemas mais sensíveis até o momento: saúde pública. Logo precisa lidar com políticas, mudanças constantes, protestos públicos, problemas sociais, questões financeiras, questões pessoais, concorrentes e um mercado muito dinâmico.
Diante de tantos desafios você pode, muitas vezes, se sentir desencorajado. No entanto, é preciso se entregar 110% ao seu empreendimento. Além disso a sua ambição, determinação e esforço são as chaves para o sucesso do seu negócio.
Gostou do post de hoje sobre os desafios do empreendedorismo médico? Deixe nos comentários abaixo, pois sua opinião é valiosa para nós. E compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a esses conhecimentos. Até a próxima.