Muitas clínicas já passaram a implementar o
prontuário eletrônico em seus atendimentos, seguindo o exemplo de diversos consultórios e sistemas no país e internacionalmente.
No Brasil, o Conselho Federal de Medicina procurou adotar essa prática apenas a partir de 2002, contudo, muitos hospitais e consultórios ainda procuram informatizar seus registros completamente.
O
prontuário eletrônico apresenta diversas vantagens para os profissionais que utilizam esse documento e também para o paciente e a segurança de seus dados.
Que informações compõe um prontuário
O prontuário médico é um documento obrigatório para todo e qualquer paciente atendido no hospital ou na clínica. Nesse relatório, é preciso constar informações básicas e técnicas sobre a ficha do indivíduo.
Dados pessoais, como nome, enderenço, telefone, associações de parentes, documentos e estado civil são necessários para que a clínica possa entrar em contato, posteriormente, com o paciente.
Enquanto isso, informações como histórico de saúde, alergias, doenças e tratamentos já realizados e afins são utilizados pelos profissionais para o melhor atendimento do paciente.
Uma vez que o prontuário é preenchido com as informações iniciais, ele será utilizado ao longo de todo o atendimento, por mais de um médico ou profissional da saúde. É no prontuário que anota-se os sintomas, as doenças, indicações de tratamento, possíveis cirurgias, respostas a estímulos e recuperação, por exemplo.
O prontuário de um paciente é de extrema importância para o hospital ou clínica, pois é através dele que os profissionais conhecerão o indivíduo e saberão a melhor forma de ajudá-lo.
Durante muito tempo, anotou-se esses dados em fichas de papel, que eram armazenadas posteriormente. Contudo, o surgimento do
prontuário eletrônico alterou a forma de atendimento e preenchimento dessas informações.
Padronização das informações
Certamente, uma das maiores vantagens do
prontuário eletrônico é a padronização das informações. O uso de um sistema informatizado em clínicas facilita a implementação de um padrão na hora de compor os prontuários, o que ajuda no trabalho dos profissionais que precisarão consultá-los.
Existem diversos sistemas disponíveis nos dias de hoje, com fichas personalizáveis e de fácil acesso. Utilizando um
prontuário eletrônico, os médicos, enfermeiros e outros profissionais não precisarão perder tempo lembrando-se de quais informações são necessárias, por exemplo. Todas as fichas contarão com os mesmos dados.
Um sistema de informações padronizadas de pacientes também auxilia em uma maior organização da clínica, otimizando o tempo e os processos futuros. Com essa padronização, os profissionais não perderão tempo procurando por determinado dado, por exemplo, pois já saberão em que parte da ficha ele está.
Figura 2Como o prontuário eletrônico transforma sua Clínica
Segurança das informações
Em um mundo tecnológico, os sistemas digitais se tornarão sinônimo de segurança nos dias atuais, e com os prontuários médicos não seria diferente.
Investir em um sistema de
prontuário eletrônico para sua clínica aumentará consideravelmente a segurança das informações de cada paciente e também a confiança com que os profissionais irão operar cada procedimento.
Os prontuários feitos em fichas de papel levavam tempo e recurso, pois precisariam ser arquivados em locais físicos posteriormente. Imagine uma clínica com anos de atendimento, ou um grande número de pacientes. Cada paciente precisaria de um prontuário, o que levaria a uma quantidade crescente de fichas físicas.
Essas fichas ocupariam um espaço que poderia ser útil em sua clínica, e, com o tempo, acabariam se degradando. Atuações como umidade, mofo, diferentes temperaturas, exposição ao sol, todos esses aspectos poderiam fazer com que essas fichas se desfizessem, e as informações fossem perdidas.
Com um
prontuário eletrônico, esse problema deixa de existir. O sistema da nuvem possui capacidade ilimitada de armazenamento, e as fichas podem ser acessadas a qualquer momento, sejam elas de qualquer época, sem se perderem no tempo.
Além disso, fichas anotadas a mão possuíam outro problema, a legibilidade. Diferentes médicos e profissionais manuseando os prontuários fazia com que suas informações não se tornassem completamente legíveis, prejudicando o atendimento ao paciente.
Prontuários eletrônicos são digitados, e problemas como caligrafia não interferem mais. Todas as informações são de fácil entendimento, aumentando a produtividade e qualidade da sua clínica.
Facilidade de acesso
Prontuários eletrônicos são ligados a um sistema digital, que fica armazenado em uma nuvem, um servidor. Isso significa que eles podem ser acessados de qualquer lugar, por qualquer profissional autorizado.
Antes, fichas físicas ficavam arquivadas em locais físicos, de modo que, sempre que um médico precisasse do prontuário de determinado paciente, precisava se locomover até o local para acessar essas informações.
O sistema eletrônico de prontuários acabou com esse inconveniente, de modo que todos os profissionais podem acessar as fichas com apenas um toque, através do seu dispositivo eletrônico. Adotar essa medida ajuda, inclusive, no compartilhamento de dados entre clínicas e hospitais, auxiliando no melhor atendimento e tratamento do paciente.
A informatização da sua clínica fará com que seus processos sejam otimizados, e os profissionais utilizem menos tempo com burocracias de dados e mais tempo dedicado aos pacientes.
Conclusão
Adotar um sistema de
prontuário eletrônico irá transformar sua clínica em diversos níveis. Os profissionais contarão com uma ferramenta atualizada, prática e de fácil acesso, compartilhada entre todos os membros da equipe e proporcionando uma maior comunicação entre eles durante os procedimentos.
Além disso, as informações se tornarão mais seguras, sem o perigo de sofrerem interferência do tempo ou do clima, podendo ser armazenadas e acessadas durante muito tempo.
Médicos e profissionais não precisarão se deslocar até um local físico, um arquivo, para procurar os prontuários, podendo acessá-los a qualquer momento de seus dispositivos, inclusive fora da clínica, e compartilhar informações úteis entre hospitais e consultórios.
Dessa forma, investir em um bom sistema de prontuários eletrônicos é a melhor maneira de otimizar sua clínica, e fazer com que ela siga prestando os melhores atendimentos e com qualidade.
E então, gostou do post de hoje sobre como o
prontuário eletrônico transforma a sua clínica? Deixe nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.