Icon Localização Localização
Icon Quero Experimentar (45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Icon Quero Experimentar Quero Experimentar
Icon Whats APP (45) 99154-6647
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Ícone Página Blog

Blog

< Voltar

Como a tecnologia impacta a vida do médico e dos pacientes

30/06/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Saúde e bem estar Tecnologia para saúde Consultórios médicos

Os desenvolvimentos tecnológicos na área da saúde estão continuamente melhorando nossa qualidade de vida. Os avanços na coleta de dados, pesquisas e tratamentos permitem que os médicos usem novas ferramentas e encontrem maneiras inovadoras de praticar a medicina.
 
Neste artigo, examinamos os benefícios da tecnologia na área de saúde e como ela
impacta a vida do médico e dos pacientes. Confira:
 

A tecnologia impacta a vida do médico e dos pacientes

 

Big Data e a nuvem

 
Big Data é a palavra da moda na era digital e, muitas vezes, entrelaçada com registros eletrônicos de saúde. O termo refere-se a enormes quantidades de dados que são coletados, processados e usados para análises.
 
Quando analisadas por especialistas em dados, essas informações têm vários benefícios, como:
 
  • Reduzir custos de assistência médica
  • Prever epidemias
  • Evitar mortes evitáveis
  • Melhorar a qualidade de vida
  • Melhorar a eficiência e a qualidade dos cuidados
  • Desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos
 
O setor de saúde coleta e armazena grandes quantidades de dados a cada segundo, portanto, essas instalações exigem soluções de armazenamento expansíveis, econômicas e seguras. É aqui que entra a nuvem.
 
A nuvem, então, usa hardware e software para fornecer serviços pela Internet. Profissionais de saúde e pacientes podem acessar determinados dados e usar aplicativos de qualquer dispositivo habilitado para Internet - em qualquer lugar do mundo.

 

Cuidado e eficiência aprimorados

 
Outra área-chave que cresceu e continua a crescer é o atendimento ao paciente. O uso da tecnologia da informação tornou o atendimento mais seguro e confiável na maioria das aplicações.
 
O fato de enfermeiros e médicos que trabalham na linha de frente agora estarem usando rotineiramente computadores portáteis para registrar dados importantes em tempo real dos pacientes e depois compartilhá-los instantaneamente em seu histórico médico atualizado é uma excelente ilustração dos benefícios da TI em saúde.
 
A capacidade de acumular resultados de laboratório, registros de sinais vitais e outros dados críticos do paciente em uma área centralizada transformou o nível de atendimento e eficiência que um paciente pode esperar receber ao entrar no sistema de saúde.
 
Um nível aumentado de eficiência na coleta de dados significa que um vasto recurso on-line da história do paciente está disponível para os cientistas, que estão encontrando novas maneiras de estudar tendências e realizar avanços médicos em um ritmo mais rápido.
 

Software melhora o controle de saúde e doenças

 
O desenvolvimento de programas de software específicos significa que, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde conseguiu classificar doenças, suas causas e sintomas em um banco de dados massivo que abrange mais de 14.000 códigos individuais.
 
Esse recurso permite que profissionais médicos e pesquisadores rastreiem, recuperem e utilizem dados valiosos na luta pelo controle de doenças e forneçam melhores resultados de saúde em geral.
 
O software também desempenha um papel fundamental no rastreamento de procedimentos e no uso de métodos de cobrança que não apenas reduzem os níveis de papelada, mas também permitem que os profissionais usem esses dados para melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência.
 
Os médicos vêm obtendo enormes benefícios do impulso em direção a um sistema total de registros médicos eletrônicos; os pacientes gostam do fato de que o software criou maior grau de transparência no sistema de saúde.
 

 

Tecnologia de aplicativos móveis na área médica

 
Aproximadamente 90% da população têm algum tipo de telefone celular e, como qualquer setor, os serviços de saúde tiveram que transformar seus processos para se conectar com as pessoas com facilidade e eficiência.
 
A tecnologia da informação e comunicação vincula os profissionais de saúde - bem como os profissionais com os pacientes. Os sistemas de e-mail, smartphones, telemedicina e telemonitoramento são usados para compartilhar informações e são especialmente úteis para áreas e locais mais rurais com falta de instalações e / ou especialistas.
 
Do diagnóstico ao gerenciamento, aconselhamento, educação e suporte, aparentemente não há fim para o desenvolvimento de software de assistência médica personalizado.
 
Atualmente, existe um aplicativo para quase tudo, e os aplicativos de assistência médica são constantemente desenvolvidos para uso em saúde e do paciente.
 

O que os aplicativos móveis de saúde fazem?

 
Os aplicativos móveis de saúde oferecem maior flexibilidade a todas as partes. Eles são uma das maneiras mais baratas de as instalações oferecerem serviços mais fortes a seus pacientes.
 
Alguns trabalham para criar uma melhor conscientização da saúde, enquanto outros facilitam a comunicação entre o paciente e os prestadores. Algumas das áreas em que os aplicativos ajudam incluem:
 
  • Gestão de cuidados crônicos
  • Gerenciamento de medicamentos
  • Referência médica
  • Diagnóstico
  • Registros pessoais de saúde
  • Saúde da mulher
  • Fitness e perda de peso
  • Saúde mental
 

Perigos associados à inteligência artificial em medicina

 
Não podemos negar as muitas vantagens da tecnologia na área da saúde, mas, como em todas as inovações tecnológicas, existem alguns problemas que requerem atenção.
 

Ponto de dados centralizado

 
Embora ter um ponto central para todas as informações de dados seja extremamente útil, a dependência excessiva pode resultar em sérias repercussões se houver problemas de conectividade ou largura de banda.
 
No entanto, a principal preocupação decorrente da tecnologia de computação em nuvem e do aumento do uso móvel é a segurança e a proteção de dados.
 

O risco de invasão de registros médicos

 
Em 2015, os hackers roubaram recordes de quase 80 milhões de clientes e funcionários da Anthem, a segunda maior companhia de seguros de saúde dos EUA.
 
Apenas nomes e endereços foram roubados (nenhum detalhe de doenças ou tratamentos foi exposto), mas se isso ocorrer em um gigante do setor de seguros como a Anthem, levantará questões sobre a segurança dos registros dos pacientes em sua clínica local.
 
Embora esses desenvolvimentos tecnológicos ofereçam inúmeros benefícios, a preocupação número um gira em torno de interações cada vez mais impessoais entre pacientes e médicos.
 
Estudos, no entanto, afirmam que a inteligência artificial pode liberar o tempo de um médico, dando-lhes mais tempo para interagir com seus pacientes. Somente o tempo dirá, mas os dados são promissores.
 
 
E então, gostou do post de hoje sobre como a tecnologia impacta a vida do médico e dos pacientes? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós). Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Informações de Contato
(45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Biopark - Parque Tecnológico de Inovação e Biociências - Rodovia PR 182 – Toledo - PR