Icon Localização Localização
Icon Quero Experimentar (45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Icon Quero Experimentar Quero Experimentar
Icon Whats APP (45) 99154-6647
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Ícone Página Blog

Blog

< Voltar

Acessibilidade na clínica: saiba sua importância e como aplicar

16/03/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Saúde e bem estar Consultórios médicos

Muito mais que seguir o politicamente correto, nos dias de hoje, a necessidade de acessibilidade na clínica, de todos os segmentos, hospitais e instituições de saúde é um direito garantido as pessoas que são portadoras de deficiências.

 

É um dever dos administradores e empreendedores deste ramo entender a importância de abordagem essa acessibilidade, bem como aplicá-la em todos os quesitos, tornando as clínicas acessíveis para quaisquer pessoas que queiram utilizá-las.

 

O mundo está se tornando cada vez mais globalizado e novas alternativas estão surgindo para ajudar pessoas com deficiência a terem uma vida plena, com qualidade e autonomia.

 

Antes de saber quais as formas de tornar sua clínica acessível, é preciso entender qual a importância de seguir esses padrões tão rigidamente, e compreender a diferença que eles trazem para a vida de portadores de deficiência.

 

O que diz a lei

 

Se optar por fornecer acessibilidade na clínica que você administra pode não partir de uma escolha consciente, então a Constituição irá garantir que essas especificações sejam cumpridas em todos os estabelecimentos.

 

O Decreto Federal nº 5296, instituído em 2004, determina que: “Para concessão de alvará de funcionamento ou sua renovação para qualquer atividade, devem ser observadas e certificadas as regras de acessibilidade”. Dessa forma, é exigido por lei que as instituições cumpram as obrigações de acessibilidade para que possam exercer suas atividades.

 

Todas as organizações que não cumprirem essas normas, ou não se adequarem a possíveis medidas inexatas, estão sujeitas a multas e cassação do alvará.

 

Ou seja, o direito à acessibilidade em todas as clínicas médicas é garantido por lei, e deve ser cumprido.

 

Como a acessibilidade na clínica pode mudar a vida das pessoas

 

Durante muito tempo, as pessoas portadores de deficiência foram consideradas inválidas, incapazes de viverem suas vidas de forma plena ou autônoma, de modo que os estabelecimentos não se preocupavam em fornecer acessibilidade, porque esses indivíduos não frequentariam suas organizações.

 

Por outro lado, os portadores de deficiência não conseguiam chegar nesses lugares justamente porque eles não forneciam as condições necessárias para incluir essa parcela da população, que não é pequena – segundos dados do IBGE de 2018, a porcentagem de pessoas com deficiência no Brasil é de 10%.

 

Entre as futuras considerações que você fizer para a acessibilidade na clínica, deve considerar as deficiências físicas, visuais, auditivas, motoras e mentais.

 

Cada uma dessas deficiências deve ser tratada com especificidade, e as alterações feitas devem atendê-las de acordo com a legislação e da melhor maneira possível.

 

A acessibilidade promove a inclusão social, acima de tudo. Ela faz com que seu estabelecimento deixe de ser exclusivo, e possa fornecer um serviço de qualidade a todas as pessoas que necessitarem dele.

 

Dessa maneira, portadores de deficiência se sentirão acolhidos pela sua organização, enquanto sua autonomia é garantida e sua liberdade, ampliada.

 

Essas pequenas mudanças e a criação de consciência social ajudam na divulgação da ideia de que pessoas com deficiência são tão suficientes quanto qualquer outra, e têm o direito de ir e vir.

 

Quais as adaptações necessárias do lado de fora da clínica

 

Uma vez que a importância de superar as barreiras de acesso passa a ser compreendida, é hora de aplicar as devidas adaptações de acessibilidade na clínica.

 

Existem pequenas alterações que devem ser feitas, tanto legalmente quanto por uma questão de facilidade de locomoção. Especificamente na área externa da sua clínica, são alguns ajustes simples que devem ser implantados para aumentar o acesso.

 

É preciso disponibilizar vagas de estacionamento prioritárias para pessoas com deficiência. É necessário pelo menos uma vaga reservada para essa parcela, indicadas através de pintura na calçada e providências com a prefeitura municipal também.

 

Além disso, instale rampas de acesso, com corrimões adequados e com as medidas técnicas exigidas para facilitarem a mobilidade. Calçadas com pisos táteis também são indicadas – faixas em alto relevo para aumentar a acessibilidade na clínica para pessoas com deficiência visual.

 

Para o acesso da área externa até a área interna da sua instituição, instale elevadores adaptados, com tamanhos específicos para acomodarem confortavelmente todos os portadores de deficiência que necessitarem utilizar esse equipamento, além de portas adaptadas que possam ser abertas com facilidade, usualmente com barras de acesso simples.

 

Conheça quais as acomodações para a área interna da sua clínica

 

Já do lado de dentro, existem outras necessidades que podem ser providenciadas para que portadores de deficiência tenham completa acessibilidade na clínica que você administra.

 

Para começar, instale elevadores com medidas adaptadas, no caso de clínicas com mais de um andar. Os botões devem possuir indicações em braile, com sinais de alerta sonoros e mecanismos de abertura automáticos, porém resistentes.

 

De acordo com as indicações na Normas Técnicas de Segurança, os pisos da sua clínica deverão ser antiderrapantes, que se mantenham estáveis diante de movimentação de rodas. Muitas instituições também adicionam pisos táteis do lado de dentro.

 

Rampas de acesso de um desnível para o outro também são necessárias, com as mesmas indicações, corrimões adequados e pisos antiderrapantes.

 

Outro ambiente que precisa de acessibilidade na clínica são os banheiros. De acordo com as medidas sugeridas, eles deverão possuir maior largura, vasos sanitários, pias de apoio e lavatórios de tamanho adequado para portadores de deficiência, além de barras em alturas acessíveis.

 

Acessibilidade na clínica: uma realidade presente

 

Pessoas portadoras de deficiência já podem se sentir inclusas em diversos estabelecimentos comerciais, e não pode ser diferente com clínicas médicas, hospitais e quaisquer organizações de saúde.

 

Trata-se de um direito garantido por lei, mas também um dever de todos os cidadãos, e, felizmente, uma realidade que já está presente em todos os lugares.

 

Sua clínica também deverá seguir os padrões de acesso facilitado. São pequenas mudanças, alterações e adaptações, que representam muito na luta pela inclusão de pessoas deficientes na sociedade e no cotidiano.

 

Acesse os manuais legislativos e de normas técnicas para verificar todas as medidas exatas que cada item deve possuir.

 

O menor passo em direção a uma maior acessibilidade na clínica e, futuramente, em todos os estabelecimentos, já possui um grande impacto na vida de pessoas que necessitam dessas adaptações. Faça com que sua instituição acolha cada paciente, independente da sua condição.

 

Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Informações de Contato
(45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Biopark - Parque Tecnológico de Inovação e Biociências - Rodovia PR 182 – Toledo - PR