16/04/2020 | Gestão de clínicas e consultórios médicos Clínicas odontológicas Tecnologia para saúde Consultórios médicos
Por estarem localizadas no ramo da saúde, muitas pessoas não consideram que as clínicas médicas funcionam como empresas, e, como tal, assim como um dos processos mais importantes para manter uma companhia funcionando, também é preciso manter o controle de estoque em clínicas médicas.
As clínicas são construídas com o intuito de cuidar das pessoas, mas seu desempenho precisa ser administrado como uma empresa, para que consiga executar seus serviços com excelência, sobretudo em um mercado tão acirrado.
O controle de estoque pode ser feito através de uma série de processos e uso de ferramentas que visem facilitar a admissão, revisão e verificação de todos os tipos de itens utilizados pela clínica, sejam remédios, produtos de limpeza, utensílios de trabalho e atendimento.
O controle de estoque em clínicas médicas não envolve somente os medicamentos e as ferramentas, mas também uma catalogação dos fornecedores, parceiros, colaboradores e funcionários, todos que trabalham, de alguma maneira direta ou indiretamente, para a clínica.
Compreender a importância de um bom controle de estoque em clínicas médicas é essencial para fazer a realização correta de todos os projetos, e garantir o pleno funcionamento da instituição.
Se você trabalha em uma clínica médica, então, eventualmente, precisará conhecer quais são os materiais que você utiliza durante seu atendimento e seu trabalho.
Ao conhecer a fundo os materiais que você utiliza durante sua rotina de atendimento, será capaz de realizar um trabalho com excelência e rapidez, não precisando se preocupar em lembrar o que a clínica possui ou não para ser utilizado.
Poderá apresentar uma consulta completa para o paciente, e fazer uso dos melhores utensílios para prover diagnósticos e resultados mais rapidamente.
Além disso, realizar o controle de estoque ajudará a saber o que também não se tem na clínica, de modo a pedir aos fornecedores e fazer constantes atualizações dos materiais de acordo com que se possui ou não.
Como mencionado, clínicas médicas também funcionam como empresas, e sua administração visará os melhores métodos a fim de aumentar os lucros e a produtividade.
Exercer o controle do estoque em clínicas médicas é essencial para as finanças. É através desses processos de verificação e anotação que se garantirá a compra apenas de materiais em falta ou necessários, evitando desperdícios e gastos dispensáveis.
Cada item do estoque aplica uma diferença significativa na contagem final, desde pequenos curativos, até ferramentas e máquinas. Se houver organização acerca desses elementos, ficará muito mais fácil realizar a manutenção e repor unidades em falta, economizando nos pedidos e nos gastos recorrentes.
Além disso, há também o fator satisfação do paciente. Uma clínica preparada, com um controle de estoque em dia, irá oferecer serviços de qualidade e não deixará que nenhum item ou equipamento esteja em falta, consequentemente, atraindo mais pacientes.
Por outro lado, um estoque desorganizado aumenta as chances de faltar algum material durante a consulta, atraindo um mau feedback do paciente e um marketing negativo para a clínica.
Uma coisa que pode parecer tão simples, quanto o estoque, exerce um impacto gigantesco em toda a cadeia de trabalho.
Se não houver o hábito de um bom controle de estoque em clínicas médicas, a desorganização pode fazer com que os profissionais fiquem sem equipamentos ou as ferramentas corretas para praticarem seus ofícios. Com isso, a qualidade do serviço irá decair, atraindo uma propaganda negativa para a instituição e afastando potenciais clientes. Com isso, os lucros no final do mês irão diminuir.
Veja como uma simples ação pode causar uma cadeia de reações com proporções maiores do que se espera. É claro, não quer dizer que isso irá sempre acontecer, mas, no mundo dos negócios, é importante sempre prever todos os caminhos possíveis, e estar preparado para o que possa acontecer.
Por outro lado, um bom controle do estoque irá acarretar em serviços melhores e mais rápidos, maior visibilidade, marketing positivo, reconhecimento e, eventualmente, aumento da produtividade da clínica, além das vantagens financeiras mencionadas acima.
Em suma, o controle do estoque é fundamental para que toda a continuidade do funcionamento da clínica ocorra de maneira satisfatória.
O controle do estoque de clínicas médicas pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para a elaboração de relatórios e indicadores para as mais diversas conclusões sobre o funcionamento da organização.
Se existir o hábito de fazer o controle de todo o estoque, e forem feitas anotações regulares sobre cada período de inspeção, será viável montar relatórios, gráficos, pesquisas e, ocasionalmente, chegar a conclusões bastante úteis para a clínica.
É possível, por exemplo, ver quais são as maiores demandas da clínica, quais os itens que possuem mais entrada e saída do estoque, e se esgotam com mais rapidez. Com essas informações, os administradores podem supor qual o segmento mais popular, ou mais procurado, da clínica, e aplicar melhorias nele, talvez investir nessa área.
Da mesma forma, pode-se montar gráficos de produtividade, quais itens são pouco utilizados e podem ter seus pedidos diminuídos. As possibilidades são infinitas.
A instituição terá um controle da produção, dos materiais e poderá fazer melhorias significativas nos domínios que julgar necessários, tudo através do controle do estoque.
O controle do estoque de clínicas médicas deve se tornar um hábito na rotina administrativa e organizacional da instituição, possuindo importância significativa em diversas áreas da clínica e influenciando todas as suas etapas.
É importante lembrar que o estoque não se trata apenas de materiais e ferramentas, mas cada um dos itens que contribuem para a rotina de trabalho, desde os utensílios, produtos de limpeza, até os fornecedores e colaboradores da clínica. Fazer o controle do estoque é, também, registrar todas essas unidades.
Ter um bom controle de estoque é essencial para que a instituição melhore seus processos, seus atendimentos e, consequentemente, seu marketing e imagem profissional.