Seja no escritório ou em casa, a
experiência do cliente abrange um grande número de interações e opiniões que moldam a forma como se sentem em relação ao profissional de saúde.
Logo existem dicas que um médico deve seguir para melhorar a experiência do paciente. Essas etapas proativas promovem o envolvimento do paciente, impactando positivamente a receita e a qualidade do atendimento.
No post de hoje você irá entender por que a gestão de sua clínica deve focar na
experiência do cliente, e algumas variáveis que impactam sua experiência.
O conceito de experiência
Cada um de nós vive suas próprias experiências e os momentos individuais que os caracterizam exclusiva e totalmente ligados às suas expectativas pessoais.
Tente pensar em sua última experiência de viagem, jantar naquele restaurante com vista para o mar: que tipo de percepção você teve? O que você lembra do que experimentou?
Mesmo nos serviços de saúde (ambulatorial ou não), os pacientes percebem e vivem uma experiência de serviço.
Os elementos que criam vínculos emocionais entre clientes e empresas são os mesmos que criam vínculos emocionais entre pacientes e hospitais. Isso sugere que os pacientes são consumidores e eles sabem disso. Isso é verdade - até certo ponto.
Os pacientes trocam dinheiro por serviços. Mas obter assistência médica é muito mais que uma transação financeira. Também é altamente emocional. Entre as inúmeras necessidades emocionais dos pacientes, há um conjunto crucial que, se atendido, cria uma forma de envolvimento ideal para o paciente e para a organização de saúde.
Para se ter uma ótima experiência
O que todos os clientes - e pacientes - desejam é o cumprimento de quatro elementos psicológicos:
- A confiança reflete a crença de que os pacientes sempre podem confiar no hospital para cumprir suas promessas.
- A integridade reflete a crença de que o hospital sempre trata os pacientes de maneira justa e resolve satisfatoriamente quaisquer problemas que possam ocorrer.
- Orgulho reflete o grau em que um paciente se sente bem em usar o hospital e sobre como usá-lo reflete sobre ele.
- A paixão reflete a crença de que o hospital é insubstituível e parte integrante da vida dos pacientes.
Organizações de assistência médica que podem atender a essas quatro necessidades emocionais e atender aos requisitos básicos dos pacientes para um bom serviço e atendimento médico - e existem muitos que o fazem - envolvem seus pacientes. Eles também criam experiências ótimas para os pacientes, profundamente gratificantes e que promovem a saúde.
Variáveis para melhorar a experiencia do paciente
Aqui estão algumas maneiras pelas quais as clínicas podem melhorar a experiência do paciente:
- Educação
Nada leva uma pessoa a ser facilmente frustrada mais do que quando ela não entende o que está acontecendo. Isso acontece muito na comunidade médica, onde os pacientes relatam insatisfação com o médico, porque não têm tempo para explicar o que está acontecendo.
O primeiro passo que um médico pode adotar para melhorar a experiência é dedicar tempo para explicar a seu paciente o que está acontecendo com sua saúde e os motivos que levaram escolher determinado tratamento.
- Portal do Paciente
O portal do paciente tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas para pacientes que desejam se envolver e entender melhor sua saúde. O portal do paciente é uma ótima maneira de seus pacientes revisitarem suas informações pessoais de saúde, visualizarem suas contas médicas e checarem até mesmo resultados de exames.
O portal afeta a experiência do paciente, fornecendo uma maneira prática de se manter informado sobre seus cuidados.
- Comunicação
Os pacientes têm perguntas e preocupações sobre sua saúde o tempo todo, mas dificilmente são abordados, fazendo com que a experiência do paciente diminua. Isso é causado principalmente pela incapacidade de se comunicar efetivamente com o médico fora do consultório.
A menos que seu paciente entre com uma lista de perguntas que eles acumularam para sua visita, eles não estão recebendo todas as respostas necessárias. Ao usar ferramentas como o portal do paciente para se comunicar com segurança com seus fornecedores, os pacientes se sentem mais inclinados a fazer perguntas.
Com tempos de resposta eficientes, eles sentem uma sensação cada vez maior de que seu médico se preocupa pessoalmente com sua saúde, melhorando a experiência do paciente.
- Acessibilidade
Com comunicação, informações e uma capacidade geral de acessar seus fornecedores, a acessibilidade afeta muito a experiência do paciente. Se um paciente sentir que seus médicos não dispõem de tempo para responder às suas perguntas, instruí-lo sobre seu plano de tratamento, por exemplo, os pacientes começam a sentir que não há sentido em permanecer envolvidos.
Ao aumentar o acesso que um paciente tem a materiais educacionais, contas médicas claramente definidas e ferramentas para se comunicar, o envolvimento do paciente aumenta, impactando a experiência do paciente.
Considerações finais
A experiencia de um cliente deriva da maneira como cada unidade de saúde presta seus serviços. É fortemente influenciado não apenas pelo resultado final do diagnóstico, tratamento ou terapia, mas também pelas diversas atividades e pelos momentos de contato ou interação que o paciente experimenta no uso dos serviços.
Tente imaginar um serviço de saúde voltado para o paciente, que escuta suas necessidades e que está ao seu lado cuidando e dando toda a assistência. Isso certamente o ajudará a desenvolver uma experiência positiva.
Além disso a gestão pode ser aprimorada com a implementação de soluções de software capazes de otimizar a velocidade, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
Assim como a Medicit, uma tecnologia que reconhece o valor dos pacientes no processo de assistência médica e fornece às estruturas e seus operadores as funções e habilidades mais adequadas para o desenvolvimento de um caminho de excelência.
E então, gostou do post de hoje sobre por que a gestão clínica deve focar na
experiência do cliente? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós).
Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.