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5 Dicas incríveis para as recepcionistas de Clínica Médica!

12/06/2020 |   Gestão de clínicas e consultórios médicos Especialidades médicas Clínicas odontológicas Tecnologia para saúde Consultórios médicos

A recepção é uma faceta muito importante de uma clínica médica, e uma equipe de recepção amigável e eficiente deixa um impacto positivo em qualquer paciente.
 
A recepcionista geralmente é o primeiro representante que o paciente ou visitante encontra, seja por telefone ou pessoalmente, e logo faz  uma enorme diferença na taxa de retenção de pacientes e no encaminhamento de novos.
 
Confira no post de hoje 5 dicas incríveis para as recepcionistas de clínica médica. Vamos lá?
 

Atividades de recepcionista

 
Uma recepcionista de clínica médica é parte integrante de uma equipe de saúde. Médicos, enfermeiros e outros membros da equipe médica e administrativa confiam na recepcionista para criar um atendimento amigável, acolhedor e bem organizado para os pacientes.
 
Como recepcionista, você será responsável por otimizar a satisfação do paciente, mantendo as áreas de recepção e espera funcionando sem problemas e todos os assuntos administrativos relacionados aos registros.
 
As funções de administração da saúde podem variar de local para local de trabalho, mas de um modo geral, as recepcionistas de um consultório médico também lidam com:
 
  • Saudação e atendimento aos pacientes pessoalmente, e por telefone
  • Agendamento de consultas com pacientes
  • Atender a todas as chamadas telefônicas recebidas de maneira cortês e profissional
  • Monitorar estoques e suprimentos dentro da prática
  • Manter a confidencialidade de todas as informações de médicos, funcionários e pacientes, etc.
 

Quais atributos e habilidades pessoais são necessários?

 
Recepcionistas de uma clínica médica precisam ter habilidades interpessoais e administrativas para manter as coisas fluindo de forma eficiente no consultório.
 
Para ter sucesso em seu papel, espera-se que uma recepcionista seja compassiva, atenciosa, profissional e discreta, com um alto nível de habilidades organizacionais. A atenção aos detalhes é essencial, pois elas lidam com informações sensíveis e confidenciais diariamente.
 
Uma recepcionista precisa ser capaz de efetivamente realizar várias tarefas, ter um gerenciamento de tempo incrível e fornecer um alto nível de serviço ao cliente.

 


 

5 Dicas incríveis para as recepcionistas de Clínica Médica!

 
  1. Comunicação efetiva
 
As habilidades de comunicação estão no centro dessa função. Em primeiro lugar, a recepcionista deve ter habilidades de escuta afiadas para descobrir o que o paciente precisa, e depois ajudá-lo.
 
Juntamente com o fornecimento de informações precisas sobre a prática aos pacientes, as recepcionistas gerenciam chamadas, lidam com pacientes difíceis e enviam comunicações e mensagens claras aos pacientes e a outros profissionais da saúde, verbalmente ou por escrito, via e-mail ou SMS.
 
  1. Habilidades interpessoais
 
Trabalhando tão de perto com o público, as recepcionistas devem ter um comportamento caloroso, acolhedor e profissional, além de oferecer excelente serviço ao cliente.
 
Os recepcionistas interagem com uma ampla gama de tipos de personalidade em circunstâncias agradáveis e às vezes difíceis. Por isso elas devem ser amigáveis, confiantes, e também ter tato.
 
Cumprimente todos com um sorriso e uma palavra gentil e mostre que você está feliz em ajudar.
 
Uma recepcionista eficaz recebe os pacientes com prontidão e cortesia, dedicando um tempo para fazer com que os pacientes se sintam cuidados e confortáveis.
 
Elas também interagem frequentemente com profissionais médicos, supervisores e outros membros da equipe, logo habilidades pessoais, como a simpatia, são especialmente importantes para o papel de recepcionista.
 
  1. Atenção aos detalhes
 
Ao longo de cada dia de trabalho, os recepcionistas realizam várias tarefas diferentes; gerenciando as demandas de atender chamadas, agendar compromissos, receber e retransmitir mensagens e ainda concluir tarefas administrativas no prazo.
 
É exigido um alto nível de capacidade multitarefa, juntamente com habilidades como gerenciamento de tempo e a capacidade de priorizar tarefas. É imperativo que a recepcionista seja capaz de lidar com o estresse enquanto gerencia tarefas também em ritmo acelerado.
 
Essas profissionais precisam ser altamente organizadas e detalhistas para garantir que as tarefas administrativas diárias sejam realizadas com eficiência.
 
Seu espaço de trabalho como recepcionista está constantemente em exibição, portanto, verifique se ele está limpo e arrumado. Isso não apenas proporcionará uma melhor impressão aos visitantes, mas também permitirá que você encontre imediatamente os arquivos e as informações necessárias, sem precisar procurar em pilhas de papéis.
 
  1. Habilidades técnicas de recepção
 
Não há dúvida de que, como os recepcionistas, é necessário ter um entendimento básico do setor. Em geral, um curso de administração médica garantiria que eles sejam bem versados em terminologia médica, legislação de privacidade e cobrança médica.
 
As recepcionistas usam principalmente telefones e computadores para se comunicar com pacientes e funcionários, para isso é preciso que elas tenham conhecimentos básicos de informática.
 
Provavelmente também será exigido que a profissional esteja familiarizada com os pacotes de software de processamento de texto.
 
Esteja ciente dos tipos de informações que você pode - e não pode - fornecer aos pacientes por telefone. Não deve-se dar aconselhamentos médicos, responder perguntas sobre medicamentos ou fazer sugestões de tratamentos, a menos que autorizado por um profissional de saúde.
 
Em vez disso, ela deve agendar uma consulta com o médico ou transferir a chamada para um profissional de saúde.
 
Vale ressaltar que se um membro da família pedir informações, a recepcionista não deve divulgar nenhuma informação sem o consentimento do paciente.
 
  1. Seja flexível
 
 Toda prática opera de maneira diferente de acordo com muitos fatores, incluindo especialidade, tamanho, localização e se é um serviço público ou privado.
 
Clínicas particulares trabalham de maneiras diferentes. Elas usam sistemas diários diferentes e implementam políticas diferentes para atender novos pacientes.
 
Um ótimo recepcionista sabe lidar com situações mais complexas. Ela conhece as discrepâncias entre práticas públicas e privadas e pode trabalhar com um profissional ou vários profissionais com diários ou agendas diferentes.
 
Ela entende o que o médico espera dela e lida com a maioria das tarefas ou problemas administrativos, para que ele não precise.
 
Uma ótima recepcionista clínica tem paciência, habilidade e dedicação. É necessário ter um conhecimento mais profundo para apoiar os médicos na prestação de serviços de pacientes da mais alta qualidade.
 
 
E então, gostou das dicas incríveis para as recepcionistas de clínica médica? Deixe nos comentários, e compartilhe esse post, para que outras pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.
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